Notícias Toyota celebra 50 anos de produção nacional da fábrica de Ovar

Indústria

Toyota celebra 50 anos de produção nacional da fábrica de Ovar

A fábrica de Ovar foi a primeira unidade de produção da Toyota na Europa e desde que foi inaugurada já construiu mais de 309 000 automóveis.

Salvador Caetano Fábrica da Toyota em Ovar

Inaugurada em 1971, com o objetivo de dar resposta ao crescimento do mercado, a fábrica de Ovar foi a primeira unidade de produção da Toyota na Europa.

Agora em que a Toyota celebra 50 anos de produção nacional, nada melhor que recuperar a história da fábrica de Ovar, que ocupa um papel central na definição da identidade da marca nipónica em Portugal.

Tudo começou em 1968, mais concretamente a 17 de fevereiro, dia em que a Salvador Caetano I.M.V.T., S.A. assinou um contrato de importação e distribuição exclusiva dos veículos Toyota para Portugal.

A NÃO PERDER: O outro lado da Toyota em Portugal que tu não conheces
Toyota Ovar
Apenas 9 meses. Foi o tempo de implementação da fábrica da Toyota em Ovar.

E pouco depois do início da comercialização da marca em território nacional, em 1971, foi trazida para Ovar a primeira fábrica da Toyota na Europa, que desde então já produziu mais de 309 000 unidades.

Começou por produzir o Corolla (KE20) e a Dyna (veículo de mercadorias), mas em 1979 arrancou com a produção da histórica furgoneta Hiace, cuja produção se prolongou até 2012, e em 1981 com a pick-up Hilux, que continuou a ser lá construída até 1996.

LEIAM TAMBÉM: Toyota RAV4 Plug-in. Quase 100 km sem gastar gasolina na cidade

Atualmente, a fábrica de Ovar conta com 180 colaboradores e produz — desde julho de 2015 — o Land Cruiser Serie 70, que é exportado na sua totalidade para a África do Sul.

Mas não é apenas por isto que os caminhos do Land Cruiser e da fábrica de Ovar se cruzam, já que no ano que esta unidade de produção festeja 50 anos, o todo o terreno celebra também o 70.º aniversário.

Recorde-se que o Toyota Land Cruiser foi lançado a 1 de agosto de 1951 e já soma mais de 10,5 milhões de unidades produzidas, algumas das coisas em solo português.

RELACIONADO: E já vão 10 milhões! Toyota Land Cruiser atinge marco histórico de vendas
Producao Ovar Toyota LC70
Linha de produção da fábrica da Toyota em Ovar.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Toyota Carina E foi eleito Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal