Notícias Será que “corta”? Volkswagen Polo de 50 cv na autobahn

Arranque a Frio

Será que “corta”? Volkswagen Polo de 50 cv na autobahn

Um Volkswagen Polo de terceira geração, equipado com um modesto 1.0 de 50 cv, ataca a autobahn… Que comece a longa perseguição à sua velocidade máxima.

Volkswagen Polo 50 cv autobahn

O velocímetro pode estar graduado até aos 200 km/h, mas todos sabemos que este Volkswagen Polo (terceira geração) não tem potência suficiente para lá chegar. Afinal este Polo tem apenas 50 cv extraídos de um pequeno mil atmosférico de quatro cilindros.

Os 100 km/h são atingidos, oficialmente, em 18,1s — ainda assim, mais rápido que um novo Dacia Spring —, e a velocidade máxima anunciada é de 151 km/h.

Considerando que é de 1996 ou 1997 (o ano que aparece no título do vídeo) e conta com mais de 190 mil quilómetros, não parece faltar pulmão ao pequeno mil… Ainda que dê para ver “a erva crescer” até a agulha do velocímetro atingir a marca desejada:

VEJAM TAMBÉM: Opel Corsa B 1.0, 3 cilindros e 54 cv. Será que atinge a sua velocidade máxima?

Acaba por ser mais fascinante ver nestes vídeos (neste caso, do canal TopSpeedGermany) carros como este Volkswagen Polo de 50 cv atingir a sua velocidade máxima do que um moderno superdesportivo.

Até porque traz memórias dos primeiros tempos como condutor, ao volante de um Fiat Uno com apenas 45 cv, tão rápido (ou quase) como este Polo.

E ver a agulha girar, “devagar e devagarinho”, sobre os algarismos do velocímetro, a aproximarem-se da sua velocidade máxima (oficial) podia ser tão emocionante como sentir a aceleração de “colar as costas ao banco” de um superdesportivo.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano o Citroën "boca de sapo" venceu o Rally de Portugal?