Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Ambiente

Way to Zero. Volkswagen mostra como alcançar uma mobilidade neutra em carbono

Na primeira Convenção "Way to Zero", a Volkswagen revelou (parcialmente) como pretende descarbonizar a empresa e os seus produtos até 2050.

Focada em descarbonizar os seus produtos e toda a sua cadeia de produção, a Volkswagen (marca) aproveitou a sua primeira convenção “Way to Zero” para nos dar a conhecer não só as suas metas de redução de emissões, como as estratégias que vai aplicar para as alcançar.

A primeira meta, e uma das que mais se destacam, prende-se com a vontade da marca alemã em reduzir 40% das emissões de CO2 por veículo na Europa até 2030 (em relação a 2018), uma meta ainda mais ambiciosa que a do Grupo Volkswagen que se fica pelos 30%.

Mas há mais. No total, a Volkswagen vai investir 14 mil milhões de euros em descarbonização até 2025, um valor que será aplicado nas mais diversas áreas, desde a produção de energia “verde” até à descarbonização dos processos de produção.

A NÃO PERDER: Volkswagen ID.4 GTX. 299 cv e 2 motores para o mais desportivo dos ID.4
Convenção Way to zero
A primeira convenção “Way to Zero” deu-nos um vislumbre dos objetivos e planos da Volkswagen que nos foram dados a conhecer por Ralf Brandstätter, o seu diretor executivo.

Estratégia “ACCELERATE” no centro de tudo

No centro da forte aposta na descarbonização está a nova estratégia ACCELERATE que visa acelerar o ritmo da ofensiva elétrica encetada pelo construtor e que tem como objetivo a eletrificação total da sua frota de modelos.

As metas são ambiciosas. Até 2030, pelo menos 70% das vendas da Volkswagen na Europa serão de veículos 100% elétricos. Caso esse objetivo seja alcançado, a marca alemã terá um desempenho muito superior aos requisitos do Acordo Verde da UE.

Já na América do Norte e na China, a meta passa por garantir que os modelos totalmente elétricos correspondem, no mesmo período de tempo, a 50% das vendas da Volkswagen.

A NÃO PERDER: Volkswagen ID.6. O SUV elétrico de 7 lugares exclusivo para a China

Descarbonizar em todos os campos

Como é óbvio, as metas de descarbonização não se alcançam apenas com base na produção e lançamento de mais modelos 100% elétricos.

Desta forma, a Volkswagen está a trabalhar para descarbonizar tanto a produção dos veículos em si como a cadeia de abastecimento. Um dos objetivos passa por assegurar que, a partir de 2030, todas as fábricas da marca no mundo — exceto na China —, funcionam inteiramente com “eletricidade verde”.

Além disto, no futuro a Volkswagen quer identificar sistematicamente os maiores contribuidores para as emissões de CO2 na sua cadeia de abastecimento para os poder reduzir. Para terem uma ideia, ainda este ano a Volkswagen vai reforçar o uso de componentes sustentáveis nos modelos da “família ID”. Entre estes incluem-se caixas de bateria e jantes feitas de “alumínio verde” e pneus produzidos através de processos de baixas emissões.

Outra das metas passa pela reciclagem sistemática das baterias. Segundo a marca alemã, esta permitirá a reutilização de mais de 90% das matérias-primas no futuro. O objetivo é criar um circuito fechado de reciclagem para a bateria e as suas matérias-primas.

Volkswagen ID.4 1ST
VEJA TAMBÉM: Volkswagen Polo renovado. Mais estilo e tecnologia

Por fim, para assegurar que tem “energia verde” suficiente para as suas fábricas e para os clientes carregarem os seus carros, a Volkswagen vai apoiar ainda a construção de parques eólicos e centrais solares.

Os contratos para os primeiros projetos já foram assinados com a empresa de energia RWE. De acordo com a marca alemã, em conjunto, estes projetos deverão gerar cerca de sete terawatts horas adicionais de eletricidade verde até 2025.

Sabe responder a esta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Lembras-te deste? Volkswagen Lupo GTI
Em cheio!!
Vá para a próxima pergunta

ou leia o artigo sobre este tema:

Lembras-te deste? Volkswagen Lupo GTI

Mais artigos em Notícias