Notícias Volkswagen Autoeuropa reduziu 79,8% de emissões de CO2 em 10 anos

Emissões

Volkswagen Autoeuropa reduziu 79,8% de emissões de CO2 em 10 anos

A redução das emissões de CO2 não se fica só pelos automóveis. A Volkswagen Autoeuropa encetou esforços para também reduzir as emissões da sua atividade.

Volkswagen Autoeuropa

A Volkswagen Autoeuropa, em Palmela e onde é produzido o modelo T-Roc, também tem vindo a tomar medidas para reduzir a sua pegada ambiental — os esforços da redução das emissões de gases com efeitos de estufa não podem ficar limitados ao que sai dos escapes dos automóveis que conduzimos.

Os resultados estão à vista. Nos últimos 10 anos, a Volkswagen Autoeuropa conseguiu reduzir em praticamente 80% — 79,8% para sermos precisos — as emissões de CO2 da sua atividade.

Um esforço que se enquadra nos programas ambientais que a marca Volkswagen tem vindo a desenvolver, destacando-se o programa “Zero Impact Factory”.

VEJAM TAMBÉM: Grupo Volkswagen «ataca» as emissões dos navios com novo biocombustível
Autoeuropa
Linha de montagem do Volkswagen T-Roc na Autoeuropa

Durante os últimos 10 anos, além de ter conseguido reduzir as emissões de CO2 em 79,8%, a Volkswagen Autoeuropa também reduziu o consumo de energia por carro em 34,6% e o consumo de água foi reduzido em 59,3%. Os compostos orgânicos voláteis (COV) foram reduzidos em 48,5% e os resíduos não valorizáveis foram reduzidos em 89,2%.

Os esforços da Volkswagen Autoeuropa serão ainda reforçados, já este ano, com o projeto “Green Boost”. Um projeto que “pretende incentivar os seus colaboradores a desenvolver e apresentar ideias com potencial de poupança ambiental na plataforma interna de gestão de ideias”. O “Green Boost” decorrerá entre os meses de maio e junho.

Não é só em Portugal

No âmbito deste Dia da Terra, o Grupo Volkswagen convidou os seus 660 mil colaboradores a falar sobre as alterações climáticas ao abrigo do projeto #Project1Hour. Nas palavras de Herbert Diess, diretor executivo do Grupo Volkswagen:

"Ao desenhar a sua estratégia e o seu portfólio de produtos, a Volkswagen assumiu um compromisso claro com a proteção do clima. Mas ainda existe potencial para acelerar a redução de CO2 nos processos internos das várias unidades organizacionais e no comportamento individual de cada um de nós. O #Project1Hour vai permitir aos nossos 660 000 colaboradores pensarem em ações que ajudem a melhorar a proteção do clima no seu ambiente de trabalho e na sua vida pessoal. Estou ansioso por receber sugestões que impulsionem ainda mais as nossas ações de proteção do clima."

Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen
#Project1Hour Volkswagen
Volkswagen AG

O Grupo Volkswagen implementou um programa de descarbonização ao abrigo de um compromisso definido no Acordo de Paris, cujo objetivo passa por reduzir as emissões de CO2 em 30% até 2025 (em relação a 2015) e alcançar zero emissões líquidas de CO2 até 2050.