Autopédia Passei na Via Verde e acendeu a luz amarela. E agora?

Portagens

Passei na Via Verde e acendeu a luz amarela. E agora?

Por vezes, ao passarmos na Via Verde somos "presenteados" com a luz amarela no semáforo do leitor, um alerta de que algo não correu bem.

Portagens

Criada na década de 1990 pela Brisa, a Via Verde tem desde então revolucionado (e simplificado) a circulação nas autoestradas portuguesas. Afinal de contas, graças a este sistema deixámos de ter de parar nas portagens, poupando dessa forma algum tempo nas viagens.

Contudo, nem sempre tudo corre “às mil maravilhas” e, muito provavelmente, quem tem o sistema Via Verde já se terá deparado, após passar pelo pórtico, não com a esperada luz verde do semáforo do leitor, mas sim com a luz amarela que nos alerta para algo que falhou, tornando essa passagem irregular.

Mas, afinal de contas, o que pode causar o acender da luz amarela? E o que fazer quando tal acontece?

A NÃO PERDER: Como posso saber quantos pontos tenho na carta de condução?

 

As possíveis causas

Uma rápida visita ao website da Via Verde apresenta-nos três possíveis causas para o acendimento da luz amarela do semáforo do leitor:

  • O identificador está incorretamente associado a um cartão de débito;
  • A matricula da viatura associada ao identificador está desatualizada;
  • O identificador está incorretamente colocado no para-brisas da viatura.

Quanto a outras possíveis causas, estas podem ser descobertas de forma simples pelo condutor, bastando para tal recorrer à área de cliente no website da Via Verde ou à app (para os smartphones) da Via Verde.

Nesses dois espaços podemos verificar se há alguma mensagem de alerta que possa justificar a luz amarela no semáforo do leitor ter acendido e a partir daí proceder à correção do problema.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?