Notícias Do Evolution ao Pajero. Mitsubishi vai leiloar 14 modelos da sua coleção no Reino Unido

Leilão

Do Evolution ao Pajero. Mitsubishi vai leiloar 14 modelos da sua coleção no Reino Unido

Entre os 14 modelos que a Mitsubishi vai vender contam-se um Lancer Evolution VI Tommi Makinen Edition ou o primeiro exemplar da marca vendido no Reino Unido.

Mitsubishi coleção leilão
Auto Auction

A Mitsubishi vai-se desfazer da sua coleção no Reino Unido e por isso mesmo vai levar a leilão um total de 14 modelos que, no fundo, representam grande parte da sua história naquele território.

O leilão começa no dia 1 de abril, e todos os veículos serão leiloados sem preço de reserva. Além dos automóveis vão ainda ser vendidas várias matrículas históricas.

Quanto aos modelos que serão vendidos, nas próximas linhas damos-lhe a conhecer o espólio do qual a Mitsubishi e a Colt Car Company (a empresa responsável pela importação e distribuição dos modelos da marca japonesa no Reino Unido) se vão desfazer.

A NÃO PERDER: Mitsubishi não sai da Europa. Novos modelos a caminho produzidos com o Grupo Renault
Mitsubishi 14 modelos a leilão
A “foto de família”. Auto Auction

Pedaços de história

Começamos a lista dos 14 modelos da Mitsubishi que vão ser leiloados por uma réplica à escala do Model A de 1917, o primeiro automóvel produzido em série no Japão. Criada com recurso aos planos originais do Model A (nenhum dos 30 exemplares sobreviveram), esta réplica conta com um motor monocilíndrico proveniente de um… corta relva.

Avançando no tempo, a Mitsubishi vai também leiloar o primeiro automóvel que vendeu no Reino Unido, um Mitsubishi Colt Lancer (foi assim que ficou conhecido) de 1974 com um motor de 1.4 l, caixa manual e 118 613 km.

A este junta-se ainda um Colt Galant de 1974. Versão topo de gama (o 2000 GL com 117 cv), este exemplar foi o primeiro a ser usado pela Colt Car Company nos seus programas de recrutamento de revendedores.

Ainda entre os “velhinhos”, encontramos um de apenas oito Mitsubishi Jeep CJ-3B importados para o Reino Unido. Produzido em 1979 ou 1983 (não há certezas), este exemplar resulta de uma licença conseguida pela Mitsubishi para produzir o famoso Jeep no Japão após a 2ª Guerra Mundial.

A NÃO PERDER: Não parece, mas este Mitsubishi Lancer Evolution é mesmo verdadeiro

Pedigree desportivo

Como seria de esperar, no lote de 14 modelos da Mitsubishi que vão ser leiloados não faltam os “eternos” Lancer Evolution. Desta forma vão a leilão um Lancer Evo VI Tommi Makinen Edition de 2001, um Evo IX MR FQ-360 HKS de 2008 e ainda um Evo X FQ-440 MR de 2015.

VEJA TAMBÉM: 11 anos depois Mitsubishi desliga a ficha ao i-MIEV

A estes junta-se ainda um Lancer Evolution IX de Grupo N de 2007 que conquistou o campeonato britânico de ralis em 2007 e 2008. Ainda do mundo dos ralis vai também a leilão um Mitsubishi Galant 2.0 GTI de 1989 que foi convertido numa réplica do carro de competição.

Já dos desportivos da marca fazem parte da coleção, um Starion de 1988 com 95 032 km, motor revisto e turbo reconstruído e um Mitsubishi 3000GT de 1992 com apenas 54 954 km.

Por fim, para os fãs do todo o terreno vão a leilão dois Mitsubishi Pajero, um de 1987 e outro do ano 2000 (o último exemplar da segunda geração a ser registado no Reino Unido), uma L200 Desert Warrior de 2017, que surgiu várias vezes na revista Top Gear, e ainda um Outlander PHEV de 2015 com apenas 2897 km.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China