Notícias Alfa Romeo 147 GTA vai a leilão. Ainda hoje, apaixonante

Leilão

Alfa Romeo 147 GTA vai a leilão. Ainda hoje, apaixonante

Um dos mais apaixonantes hot hatch de sempre, o Alfa Romeo 147 GTA é também um dos menos vistos. Será que isso vai ajudar a vender este exemplar?

Alfa Romeo 147 GTA
RM Sotheby's

Lançado em 2002, o Alfa Romeo 147 GTA é, ainda hoje, um dos hot hatch mais desejados de sempre e ainda hoje não é difícil perceber porquê.

A carroçaria desenhada por Walter de Silva e Wolfgang Egger fazia (e faz) virar cabeças à sua passagem e o visual mais musculado desta versão e as jantes “das bolas” ainda hoje ocupam os sonhos de muitos fãs da Alfa Romeo.

A juntar às linhas sedutoras, o 147 GTA oferecia ainda o igualmente o bonito e sonoro V6 Busso, um motor atmosférico que com 3.2 l de capacidade debitava uns já muito animados 250 cv às 6200 rpm, que permitiam cumprir os 0 aos 100 km/h em 6,3s e alcançar os 246 km/h.

VÊ TAMBÉM: Os futuros Alfa Romeo, DS e Lancia vão ser desenvolvidos em conjunto

Há que relembrar que nesta altura, um tração dianteira com 250 cv era considerado potência a mais para um “tudo à frente” — basta lembrar que o Volkswagen Golf R32, igualmente com seis cilindros e 250 cv trazia tração às quatro rodas.

Não era difícil chegar aos limites do eixo dianteiro do 147 GTA, que revelava dificuldades em colocar todos os 250 cv no chão eficazmente, mas apesar disso não lhe retirou nenhum apelo. Continua a ser um dos hot hatch e um dos Alfa Romeo mais desejados deste século.

Um bom negócio?

Ora, para todos aqueles que (como eu) sonham há anos com o hot hatch transalpino o leilão online “Open Roads” que a RM Sotheby’s vai realizar entre 19 e 28 de fevereiro pode muito bem ser a oportunidade por que esperavam.

O exemplar em causa tem caixa manual de seis relações (como a maioria dos 147 GTA), e é um de cerca de 800 exemplares produzidos para o mercado italiano, tendo sido vendido originalmente em 2003 em Milão.

A NÃO PERDER: Coupés dos anos 90 (parte 1). Lembras-te de todos eles?

Desde então, este Alfa Romeo 147 GTA pintado com uma “ameaçadora” pintura negra que é complementado com o interior em pele preta e cinzenta percorreu apenas 32 800 km, contando com todos os manuais e uma recente revisão feita na Alfa Romeo (já em fevereiro de 2021).

Num estado de conservação impressionante, este 147 GTA é, muito provavelmente, um dos exemplares com menos quilómetros que por aí andam, contando ainda com a pintura de origem.

VÊ TAMBÉM: Conheces o mais estranho opcional do Alfa Romeo 90?

Quanto ao preço, a RM Sotheby’s não definiu um valor base de licitação, no entanto, tendo em conta o seu estado de conservação não nos parece que vá ser vendido por pouco. E nem o facto de ter de ser levantado em Brusaporto, em Itália, deverá reduzir a lista de interessados.

Se tivéssemos hipótese íamos buscá-lo, e tu? Achas que é um bom negócio? Ou preferirias optar pelo mais eficaz Volkswagen Golf R32 ou pelo ainda mais exótico (e selvagem) Renault Clio V6?

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio. Um teste à engenharia e beleza italiana