Dicas

Como verificar quantos pontos tens na carta de condução?

Não sabes quantos pontos tens na carta de condução? Neste artigo explicamos-te como podes consultar os pontos da tua carta.

Em vigor desde 2016, a carta de condução por pontos começa a ter poucos segredos para os condutores portugueses (especialmente se leram este artigo).

No entanto, há uma questão que continua a assolar muitos condutores e consiste no seguinte: como é que sei quantos pontos tenho na carta?

Ao contrário do que possas imaginar, descobrir quantos pontos tens na carta de condução é bastante simples e para o fazeres nem precisas de… sair de casa.

VÊ TAMBÉM: Multas da EMEL podem tirar pontos da carta? Nestas situações sim
carta de condução por pontos
Subscreve o nosso canal de Youtube.

“Choque tecnológico”, é claro

Tendo em conta que a carta de condução por pontos foi lançada em Portugal a 1 de julho de 2016, estranho seria que a consulta dos pontos não pudesse ser feita por via eletrónica.

Posto isto, a consulta dos pontos da carta de condução é feita numa plataforma específica, mais concretamente no Portal de Contra-Ordenações Rodoviárias da ANSR. Além de poderes consultar os pontos da tua carta nesta plataforma, podes também ficar a par de multas e penas registadas.

Como faço o registo?

Uma vez na plataforma da ANSR deves registar-te, sendo que existem três tipos de utilizadores que se podem registar: pessoas singulares, coletivas e mandatários.

Neste artigo falamos acerca das pessoas singulares (os condutores) e estes podem registar-se através do Cartão de Cidadão (se tiverem um leitor de cartões) ou então procedendo ao registo na plataforma.

Para o fazer são necessários os seguintes dados: nome completo; NIF; tipo de título de condução; país emissor; número do título de condução; morada completa; identificação pessoal e endereço de e-mail.

Depois de inserires estes dados, receberás um link no teu endereço de e-mail para que possas definir a sua senha de acesso à plataforma.

Nesta plataforma e como já explicado anteriormente neste artigo, poderás consultar os pontos que tens na carta, as multas e as penas.

Atenção: se tiveres tido uma multa que não resulta na perda de pontos, não estará referenciada na plataforma da ANSR. Apenas as infrações que resultam na retirada de pontos são listadas neste portal.

Sabes responder a esta?
Em que ano é que o Citroën 2CV deixou de ser produzido?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

O último dos… Citroën 2CV feitos “falava” português

Mais artigos em Autopédia