Notícias Ferrari 550 Maranello de Eddie Van Halen vai a leilão

Leilão

Ferrari 550 Maranello de Eddie Van Halen vai a leilão

Foi um dos maiores guitarristas de sempre e também foi um apaixonado por automóveis. O Ferrari 550 Maranello de Eddie Van Halen vai a leilão.

Ferrari 550 Maranello Eddie Van Halen

Eddie Van Halen (falecido a 6 de outubro passado), músico, compositor e considerado um dos maiores guitarristas de sempre, também tinha o “bichinho” dos automóveis. Algo que dá para constatar não só pelo seu Ferrari 550 Maranello que agora vai a leilão, como pela sua restante coleção, dividida, sobretudo, entre rápidas máquinas europeias e musculadas e customizadas máquinas americanas.

O seu Ferrari 550 Maranello, do ano 2000, também não é o típico modelo de colecionador, meticulosamente conservado. Este carro foi usado, não só na estrada, como em circuito, apresentando alterações para esse propósito que podemos ver nas (não muito boas) imagens que acompanham o anúncio.

Não só conseguimos ver duas baquets com arnês no lugar dos bancos originais, como temos um rollbar instalado por detrás dos bancos dianteiros, servindo também de ponto de fixação para o arnês. As jantes que o modelo possui também não são as originais.

TENS DE VER: Richard Hammond reencontrou-se com o seu Ferrari 550 Maranello, o único que se arrependeu de vender
Interior com baquets e roll bar

De acordo com a leiloeira, Gotta Have Rock and Roll, Eddie Van Halen era presença frequente nos circuitos, o único local onde podia explorar convenientemente a performance de algumas das suas máquinas. Sabendo disso, quantos dos 45 mil quilómetros que regista foram por lá passados? A leiloeira afirma que o carro se encontra em excelente estado, com a manutenção a estar à responsabilidade de especialistas em Ferrari.

O 550 Maranello

O elegante 550 Maranello, lançado em 1996, representou o regresso da marca italiana aos GT de dois lugares com V12 dianteiro. Durante anos este espaço tinha sido sido ocupado pelo mais extravagante Testarossa e as suas evoluções, o 512 TR e o F512 M, de motor em posição central traseira.

O V12 atmosférico de 5,5 l de capacidade com que estava equipado debitava 485 cv às 7000 rpm, transmitidos às rodas traseiras via uma caixa manual de seis velocidades. O suficiente para lançar o GT italiano até aos 100 km/h em 4,4s e até uma velocidade máxima anunciada de 320 km/h.

Ferrari 550 Maranello Eddie Van Halen

O leilão

O leilão do Ferrari 550 Maranello de Eddie Van Halen começou no passado dia 25 de novembro e prolongar-se-á até ao próximo dia 4 de dezembro.

A licitação mínima é de 200 mil dólares (aprox. 168 mil euros) e a estimativa é que o preço final fique entre os 250-300 mil dólares (210-252 mil euros). Um valor confortavelmente acima do registado por outros 550 Maranello à venda — bem… nem todos podem afirmar que têm um Ferrari 550 Maranello que pertenceu a Eddie Van Halen. O carro é ainda acompanhado pelo documento original de registo com o nome de Eddie Van Halen.

Motor V12 Ferrari