Notícias De besta a bestial. Este é o novo GMC Hummer EV

Apresentação

De besta a bestial. Este é o novo GMC Hummer EV

Se a Hummer (marca) foi extinta por simbolizar tudo o que ia de errado no mundo, o novo GMC Hummer EV mostra que a redenção é possível, até para uma enorme pick-up "truck".

GMC Hummer EV Ver vídeo

O GMC Hummer EV marca o regresso da Hummer, não como marca, mas, como o nome indica, como um modelo integrado na GMC (divisão da GM focada no mercado profissional, mas com várias pick-up e SUV orientados para o mercado privado).

Assume-se agora como uma pick-up exclusivamente elétrica, com um perfil de três volumes a remeter para o original Hummer H1, onde o para-brisas assume uma posição bastante vertical e a aparência geral é bastante musculada — cortesia dos enormes e sobressaídos guarda-lamas que contém rodas (pneu+jante) de 35″, que podem subir para 37″ —, mas também sofisticada.

Esse aspeto mais sofisticado advém de partes como a iluminação LED à frente, que reinterpreta a face da Hummer que conhecíamos. A grelha de sete aberturas verticais surge dissimulada, passando a servir de divisões entre os vários elementos luminosos: os faróis e seis elementos adicionais, cada um a conter uma letra da palavra “HUMMER”.

TENS DE VER: Queres uma Tesla Cybertruck? Vais ter de tirar a carta de pesados (provavelmente)

Por fora, destaque ainda para o teto — Infinity Roof — dividido em três peças, amovíveis e transparentes, que podemos arrumar na “frunk” (a bagageira dianteira); e para a tampa da bagageira multifuncional, herdada das pick-up da GMC.

Saltando para o interior, é mesmo para perguntar: “Quem és tu e o que fizeste ao Hummer que conhecíamos?” Marcado por elementos tipo bloco e linhas retas tem um aspeto funcional, mas também particularmente cuidado. Destaca-se pela presença de dois ecrãs bastante generosos em dimensão — 12,3″ para o painel de instrumentos e 13,4″ para o sistema de infoentretenimento —, além de uma larga consola central que separa os passageiros dianteiros.

Imparável? Parece que sim

Definido pelos seus responsáveis como uma “besta off-road“, o GMC Hummer EV parece ter o hardware ideal para a prática de todo o terreno.

Naturalmente tem tração às quatro rodas, providenciado por três motores elétricos (integrados em duas unidades, uma por eixo), que garantem 1000 cv de potência e 15 592 Nm (!) — sim, leste bem, 15 592 Nm… Ok… o mais certo é, como já vimos noutros anúncios na mesma “chocantes” tratar-se do valor de binário à roda, já devidamente multiplicado pela relação de transmissão.

GMC Hummer EV

Além da tração às quatro rodas, o GMC Hummer EV vem ainda com direção às quatro rodas. Tem a particularidade de permitir mover-se na diagonal a baixas velocidades — as quatro rodas ficam viradas para a mesma direção —, uma capacidade denominada de Crab Walk Mode em alusão à particular forma de deslocação dos caranguejos — capacidade que já referimos em ocasião anterior.

A suspensão é pneumática, o que permite variar a distância ao solo, tendo um “Extract Mode” que eleva a suspensão 149 mm (mais que a distância ao solo de muitos automóveis convencionais) para garantir que o fundo — já de si revestido e reforçado — não raspe nos obstáculos mais difíceis.

Ainda em auxílio à prática da condução todo o terreno, a enorme pick-up elétrica vem munida de 18 câmaras, que permite, inclusive, ver o que se passa por baixo do veículo quando se aborda obstáculos mais delicados.

 

TENS DE VER: Será que aguenta? Novo Land Rover Defender (2020) levado ao LIMITE

Hummer EV, elétrico e high tech

Os 1000 cv — a permitir 3,0s nos 0-60 mph (96 km/h) — providenciados pelos já mencionados três motores elétricos são alimentados pelas novas baterias Ultium da GM cuja capacidade ainda não foi anunciada.

No entanto, sabe-se que os 24 módulos que a constituem deverão permitir uma autonomia superior a 560 km. Carregar esta “super-truck” elétrica está a cargo de um sistema de carregamento rápido de 800 V (corrente contínua), compatível com carregadores de até 350 kW.

GMC Hummer EV

Por fim, o GMC Hummer EV tem ainda capacidades semi-autónoma, vindo equipado com o Super Cruise 8 da GM que permite mudar de via de forma autónoma.

VÊ TAMBÉM: V8 do Hellcat, mais de 700 cv! Ram 1500 TRX, o pior pesadelo da Ford F-150 Raptor

Quando chega?

Muito dificilmente chegará a Portugal ou ao continente europeu, mas os norte-americanos verão o novo GMC Hummer EV chegar aos concessionários no outono de 2021, ainda que apenas na versão especial de lançamento, First Edition, com preços a começar nos 112 595 dólares (à volta de 95 mil euros),

GMC Hummer EV

No outono de 2022 chega a primeira versão “regular”, a EV3X, com três motores elétricos, mas com menos equipamento de série do que a First Edition, o que também justifica o preço mais baixo de 99 995 dólares (aprox. 84 500 euros).

Na primavera de 2023 será lançada a versão EV2X, com dois motores elétricos (89 995 dólares ou aprox. 76 mil euros); e só na primavera de 2024 chegará ao mercado a versão de entrada EV2, que prescinde da maioria dos equipamentos para a prática de todo o terreno, permitindo baixar o preço para os 79 995 dólares, cerca de 67 500 euros.

GMC Hummer EV