Notícias Audi A3 híbrido plug-in anuncia 67 km de autonomia elétrica

Apresentação

Audi A3 híbrido plug-in anuncia 67 km de autonomia elétrica

O novo Audi A3 Sportback 40 TFSI e é o primeiro híbrido plug-in da mais recente geração do familiar compacto alemão, e anuncia 67 km de autonomia elétrica.

Audi A3 Sportback 40 TFSI e

O novo Audi A3 Sportback 40 TFSI e, o primeiro híbrido plug-in da mais recente geração do familiar compacto alemão, começa a chegar ao mercado europeu ainda durante este outono.

Sendo um híbrido plug-in, significa que por debaixo do capô encontramos um motor de combustão interna e um motor elétrico alimentado por uma bateria que pode ser carregada via um cabo.

Ou seja, o novo A3 híbrido plug-in casa o conhecido 1.4 turbo a gasolina e 150 cv com um motor elétrico de 109 cv, resultando numa potência máxima combinada de 204 cv (150 kW) e um binário máximo de 350 Nm.

VÊ TAMBÉM: Novo Volkswagen Golf GTE (245 cv). Agora tem a potência do Golf GTI!
Audi A3 Sportback 40 TFSI e

A passar estes números para o eixo dianteiro está uma caixa de dupla embraiagem (DSG) de seis velocidades.

Tudo isto traduz-se em prestações animadas, como é possível constatar pelos 7,6s obtidos nos 0 aos 100 km/h e nos 227 km/h.

67 km elétricos para o A3 híbrido plug-in

A máquina elétrica é alimentada por uma bateria de 13 kWh, quase 50% mais que a capacidade da bateria do antecessor. O aumento de capacidade justifica os quase 20 km a mais em autonomia elétrica em relação ao antecessor, fixando-se nos 67 km (WLTP). 

Audi A3 Sportback 40 TFSI e

Quando ligado a uma tomada doméstica a bateria demora um pouco mais de quatro horas a ser totalmente carregada.

O modo elétrico também permite “visitar” vias rápidas ou autoestradas, com o Audi A3 Sportback 40 TFSI e a conseguir alcançar os 140 km/h. Os outros modos são, naturalmente, o modo Hybrid e dois modos para a bateria, Battery Hold e Battery Charge. O primeiro permite manter a bateria a um determinado nível, enquanto o segundo permite carregar a bateria através do motor de combustão.

Audi A3 Sportback 40 TFSI e

A juntar a estes modos específicos do A3 híbrido plug-in, temos os modos de condução típicos: comfort, auto, dynamic e individual.

VÊ TAMBÉM: Novo Audi A3 Sportback. Melhor do que o Mercedes Classe A ou BMW Série 1?

E mais?

Por fora, o novo A3 híbrido plug-in distingue-se por um conjunto de jantes de desenho específico de 16″, mas em opção podem ser de 17″ ou 18″. Por dentro o destaque passa pelo revestimento dos bancos, em PET reciclado (o plástico usado em garrafas de água e refrigerantes).

Audi A3 Sportback 40 TFSI e

A adição da bateria acaba por prejudicar a capacidade da bagageira, que perde 100 l em relação aos restantes A3 Sportback, sendo de 280 l.

Dado a natureza específica da sua cadeia cinemática, também o sistema de infoentretenimento, com ecrã de 10,1″, conta com menus específicos.

Ainda não oram anunciados preços para Portugal.