Notícias Radares de velocidade média chegam em 2021. Onde é que vão estar?

Radares

Radares de velocidade média chegam em 2021. Onde é que vão estar?

No final de 2021 serão instalados os primeiros radares capazes de calcular a velocidade média entre dois pontos. Fica a saber onde ficarão localizados.

Sinal H42 — aviso da presença de radar de velocidade média
© Razão Automóvel

Há umas semanas reportámos que seriam adicionados à rede SINCRO (Sistema Nacional de Controlo de Velocidade) 50 novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV). Para isso serão adquiridos 30 novos radares, 10 deles capazes de calcular a velocidade média entre dois pontos.

De acordo com declarações de Rui Ribeiro, presidente da ANSR (Associação Nacional de Segurança Rodoviária) ao Jornal de Notícias, os primeiros radares de velocidade média entrarão em funcionamento no final de 2021.

No entanto, a localização dos 10 radares não será fixa, alternando entre 20 localizações possíveis.

VÊ TAMBÉM: Radares da PSP. Vê a lista para agosto de 2020
Radar Lisboa 2018

Ou seja, o condutor nunca saberá ao certo que cabinas terão um radar, mas independentemente da cabina ter ou não o radar instalado, o condutor será previamente alertado pelo sinal de trânsito H42 (imagem de topo).

Ao deparar-se com o sinal H42, o condutor sabe que o radar vai registar a hora de entrada nesse troço de estrada e registará também a hora de saída alguns quilómetros mais à frente.

Caso o condutor tenha percorrido a distância entre esses dois pontos num tempo abaixo do mínimo estipulado para cumprir o limite de velocidade nesse percurso, considera-se que circulou em excesso de velocidade. O condutor será, assim, multado, com a coima a ser recebida em casa.

VÊ TAMBÉM: Detetores de radares de velocidade. Legais ou ilegais?

Onde vão estar os radares de velocidade média?

Como foi referido, as localizações não serão fixas, mas a ANSR já divulgou alguns dos locais onde estes radares marcarão presença:

  • EN5 em Palmela
  • EN10 em Vila Franca de Xira
  • EN101 em Vila Verde
  • EN106 em Penafiel
  • EN109 em Bom Sucesso
  • IC19 em Sintra
  • IC8 na Sertã