Notícias Projeto OCTOPUS. O primeiro passo para um Bentley 100% elétrico

Elétricos

Projeto OCTOPUS. O primeiro passo para um Bentley 100% elétrico

O primeiro elétrico da Bentley ainda está longe no tempo, mas como o projeto OCTOPUS demonstra, já se trabalha afincadamente para ele.

Bentley OCTOPUS

Respira fundo… “Optimised Components, Test and simulatiOn, toolkits for Powertrains which integrate Ultra high-speed motor Solutions” ou projeto OCTOPUS (polvo, em inglês) é o nome do mais recente projeto de pesquisa da Bentley.

Um projeto com a duração de três anos que tem como objetivo obter avanços em motores elétricos e toda a restante cadeia cinemática, tendo como ponto de partida as conclusões de uma investigação anterior que durou 18 meses.

As conclusões dessa investigação referentes à nova máquina elétrica indicam uma performance superior dos motores de imã permanente, destacando-se o facto de deixar de ser necessário usar imãs de terras raras (apesar do nome, até são relativamente abundantes), ou enrolamentos de cobre.

TENS DE VER: Onde vamos buscar matérias-primas para fazer tantas baterias? Resposta pode estar no fundo dos oceanos
Bentley OCTOPUS

Desta forma obtêm benefícios não só ao nível dos custos, como garantem que seja reciclável quando o seu tempo de vida útil termina.

O projeto incide não só no motor elétrico em si, como também no desenvolvimento da parte eletrónica e do packaging da transmissão. Ao mesmo tempo introduz “materiais de próxima geração, processos de fabricação e ciclos de simulação e testes”.

No final, o projeto OCTOPUS culminará num novo eixo motriz eletrificado, mas com novos níveis de integração e performance, de acordo como a Bentley.

Bentley EXP 100 GT
Bentley EXP 100 GT antecipa o que pode ser um Bentley 100% elétrico no futuro.
VÊ TAMBÉM: EXP 100 GT. Este é o Bentley do futuro

Quando é que poderemos ver os resultados práticos deste projeto num modelo de produção? Stefan Fischer, diretor de engenharia de cadeias cinemáticas na Bentley Motors, responde:

“Não é segredo a nossa ambição de liderar o caminho na oferta de mobilidade de luxo sustentável, (com o plano) Beyond100. Temos um roteiro claro em que teremos uma opção híbrida em todos os modelos até 2023 (…), e o nosso próximo objetivo move-se na direção de um Bentley totalmente elétrico em 2026.”

O projeto OCTOPUS é apoiado pelo OLEV (Office for Low Emission Vehicles, ou Gabinete para Veículos de Baixas Emissões), em parceria com o Innovate UK (agência de inovação no Reino Unido).