Notícias Passat Variant 1.9 TDI 130 cv, mais de 275 000 km, “sem medos” na autobahn

Arranque a Frio

Passat Variant 1.9 TDI 130 cv, mais de 275 000 km, “sem medos” na autobahn

Máquina de guerra é o que podemos dizer desta Volkswagen Passat Variant 1.9 TDI 130 cv (B5), que ainda parece ter saúde para dar e vender.

Volkswagen Passat Variant B5 1.9 TDI 130 cv Ver vídeo

Não é um desportivo de alto gabarito nem uma possante berlina de luxo que hoje mostramos a enfrentar a autobahn. Porém, não é certamente errado considerar esta Volkswagen Passat Variant 1.9 TDI 130 cv de 2002 (geração B5 ou B5.5, ao ser a versão reestilizada), com mais de 275 mil quilómetros, uma supermáquina — quanto muito, uma máquina de guerra…

Pelo menos parece… Ao fim de 18 anos e com aquele número de quilómetros, o incontornável 1.9 TDI PD (Pumpe-Düse) que a equipa parece tão forte como quando era novo.

Um dos principais responsáveis pela “dieselização” da Europa, o 1.9 TDI surge aqui numa mais “puxada” versão de 130 cv — não se ficaria por aqui, tendo tido versões de 150 cv e 160 cv.

TENS DE VER: Volkswagen Passat W8. Leram bem, oito cilindros em W

A Passat Variant 1.9 TDI 130 cv neste vídeo do canal TopSpeedGermany, é conduzida de forma até algo agressiva, mas não se parece queixar do abuso. E o seu bom estado de forma é verificável quando vemos a agulha no velocímetro atingir quase os 210 km/h. Um valor respeitável — a sua velocidade máxima oficial é de 208 km/h.

Outro detalhe a registar é a aparente serenidade com que circula a velocidades bastante elevadas — parece ter sido feita à medida da autobahn.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi a primeira marca automóvel a ter um motor Diesel com injeção direta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos