Notícias Quantos ciclistas são precisos para carregar a bateria de um Model X?

Arranque a Frio

Quantos ciclistas são precisos para carregar a bateria de um Model X?

Será possível carregar a bateria de um Tesla Model X com a energia produzida por nove ciclistas? Na Finlândia tentaram descobrir. Será que tiveram sucesso?

Ver vídeo

Por norma, carregar uma bateria tão grande como a do Tesla Model X (que pode ter até 100 kWh de capacidade) exige uma considerável quantidade de energia elétrica. Ora, face a esta evidência, a ideia de tentar carregar a bateria do SUV norte-americano com recurso à energia produzida por nove ciclistas a pedalarem durante 20 minutos parece, à primeira vista, algo louca.

No entanto, como que para provar que não há impossíveis, foi precisamente isso que aconteceu num programa de televisão finlandês. Posto isto, resta uma pergunta: será que conseguiram?

A verdade é que, para todos os efeitos, realmente é possível recarregar a bateria do Tesla Model X com a energia produzida por nove ciclistas durante 20 minutos.

No total, nesse período de tempo, os nove ciclistas produziram energia suficiente para repor 2 km de autonomia, um valor reduzido, mas impressionante se pensarmos que foi conseguido apenas pela “força das pernas” — escalando, seriam precisas 33h20min para 200 km(!).

Tesla Model X carregado por bicicletas
VÊ TAMBÉM: Tesla. Baterias “low cost” capazes de 1,6 milhões de quilómetros? Tudo indica que sim

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208