Notícias Rally de Portugal 2020 será… virtual. Fica a saber onde e quando o podes ver

Desporto Motorizado

Rally de Portugal 2020 será… virtual. Fica a saber onde e quando o podes ver

Devido ao Covid-19, a etapa portuguesa do campeonato mundial de ralis, o Rally de Portugal 2020, foi cancelada, mas haverá uma alternativa… virtual.

Rally de Portugal virtual 2020

O Rally de Portugal 2020 deveria arrancar hoje, 21 de maio, mas teve de ser cancelado devido ao Covid-19, que continua a criar todo o tipo de caos no calendário de todos os desportos motorizados no mundo.

Apesar do enorme desalento que dever ter sido para os fãs, os promotores do WRC encontraram uma alternativa: eSports WRC Shootout! Ou seja, o Rally de Portugal 2020 fará também uma visita ao mundo virtual.

Tendo como base o WRC8, o jogo oficial do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), teremos uma série de duelos virtuais entre pilotos como Rhys Yates (WRC2), Marco Bulacia (WRC3), Pierre-Louis Loubet (WRC2 e atual campeão do mundo) e por fim, a dupla piloto/navegador Sean Johnston e Alex Kihurani.

TENS DE VER: Todos os carros e pilotos que venceram o Rally de Portugal
Hyundai i20 WRC, Thierry Neuville

E os portugueses? Claro que não podiam faltar ao desafio. Bernardo Sousa (antigo Campeão de Nacional de Ralis e piloto das categorias de apoio do WRC), José Pedro Fontes (bi-Campeão Nacional) e ainda… Miguel Oliveira, que apesar de a sua montada habitual ter apenas duas rodas (piloto do Campeonato do Mundo de MotoGP e vice-Campeão do Mundo de Moto2 de 2018), não resistiu ao desafio de dominar, nem que seja virtualmente, as máquinas da categoria Rally2 que serão usadas neste desafio.

Os carros a usar nestes duelos virtuais são o Citroën C3 (José Pedro Fontes, Marco Bulacia, Sean Johnston e Alex Kihurani), o Hyundai i20 (Miguel Oliveira, Pierre-Louis Loubet) e o Ford Fiesta (Bernardo Sousa, Rhys Yates).

TENS DE VER: Fado, futebol e… Fafe!

Horários

Todas as eliminatórias do Rally de Portugal 2020… virtual podem ser acompanhadas em direto no Facebook — facebook.com/rallydeportugal, ou em alternativa, facebook.com/WRC —, entre os dias 22 e 24 de maio, sempre pelas 20h00 (hora portuguesa). 

Rally de Portugal virtual

Os oito pilotos terão de passar por várias eliminatórias. Amanhã, sexta-feira, dia 22 de maio, ocorrerão os quartos de final num dos troços mais lendários do Rally de Portugal, Fafe. As meias finais ocorrem no dia seguinte, sábado, dia 23 de maio, com duas classificativas: Viana do Castelo e segunda passagem por Fafe. A final realiza-se domingo, dia 24 de maio.

“Infelizmente, esta emergência sanitária global provocada pela Covid-19 impediu-nos de realizar o Vodafone Rally de Portugal esta semana. Mas nada nos impede de levar a cabo um rali virtual, precisamente durante a semana em que o Vodafone Rally de Portugal devia ter lugar. Foi isso mesmo que decidimos fazer com pilotos profissionais, ao mesmo tempo que a ronda portuguesa do eSports WRC Championship tem lugar para os jogadores do WRC 8. Que os melhores pilotos vençam.

Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Club de Portugal

Fonte: Autosport.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.