Notícias Explica-me a aerodinâmica como se tivesse 5 anos

Arranque a Frio

Explica-me a aerodinâmica como se tivesse 5 anos

Como tornar a aerodinâmica automóvel fácil de entender até por uma criança? Este engenheiro da SEAT explica-a de forma fácil com uma pequena experiência.

CUPRA Leon Ver vídeo

Como manter as crianças entretidas neste período de confinamento, ao mesmo tempo que aprendem conceitos complexos como aerodinâmica automóvel?

Ángel Suárez, engenheiro da SEAT, fez um pequeno vídeo, com os seus próprios filhos, onde realiza uma pequena experiência que permite averiguar que formas arredondadas oferecem menos resistência aerodinâmica.

Para tal, a experiência consistia em tentar apagar uma vela com um secador de cabelo, onde o fluxo de ar do secador é interrompido por um objeto que simula um automóvel. O primeiro objeto era um pacote de leite — um paralelepípedo —, o segundo, uma garrafa de leite — um cilindro.

Os resultados são claros. O ar projetado pelo secador como que embate numa parede ao atingir o paralelepípedo, pelo que muda de direção para cima, sem que a vela seja atingida pelo fluxo de ar. Quando usamos o cilindro, o ar é capaz de contornar a sua forma mais suave e atingir a vela, apagando-a.

Não se fica por aqui. Ángel Suárez tem partilhado na sua conta de Linkedin mais experiências com os seus filhos muitas focadas em aerodinâmica automóvel, que têm tanto de entretenimento como didático.

VÊ TAMBÉM: CUPRA Leon Competición colocado à prova no túnel de vento

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.