Notícias Acidente na Rampa Porca da Murça resulta em duas vítimas mortais

Desporto Motorizado

Acidente na Rampa Porca da Murça resulta em duas vítimas mortais

Na primeira prova do Campeonato de Portugal de Montanha 2020, a Rampa Porca da Murça, um acidente que envolveu o piloto Luís Silva provocou duas vítimas mortais entre os espetadores.

Luís Silva BMW M3

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real em declarações à Lusa, o acidente deu-se por volta das 16h15, quando o carro pilotado por Luís Silva, já após ter terminado a sua subida da Rampa Porca da Murça, e já na zona de desaceleração, despistou-se ainda a uma velocidade elevada, indo em direção a um conjunto grande de espetadores.

Testemunhas no local, de acordo com o Autosport, o acelerador do carro do piloto, um BMW M3 (E30), terá ficado preso, surpreendendo o piloto que não conseguiu evitar o despiste. O piloto tentou imobilizar o carro, mas a velocidade deste, cerca de 160-170 km/h, tornou-o impossível, não conseguindo efetuar uma curva à esquerda, batendo nos rails de proteção, com o consequente despiste.

Encontravam-se várias pessoas atrás dos rails, mas a velocidade de embate foi de tal forma elevada que não conseguiram impedir que o carro colhesse várias pessoas, registando-se duas vítimas mortais, um homem e uma mulher, contando-se ainda mais sete feridos, dois deles graves — um destes é um bombeiro que prestava apoio à prova. O piloto Luís Silva não sofreu ferimentos.

Os organizadores da prova suspenderam-na de imediato, após conhecimento do acidente.

ESPECIAL: Salão de Genebra 2020 CANCELADO mas… as novidades continuam aqui!

A Câmara Municipal de Murça, entretanto, já reagiu ao acidente, deixando uma breve nota na sua página de Facebook endereçando as mais sentidas condolências às famílias das vítimas.

Também a APPAM (Associação Portuguesa dos Pilotos de Automóveis de Montanha) emitiu um breve comunicado:

Na sequência do trágico acidente ocorrido hoje, durante a Rampa Porca de Murça, que enlutou toda a família da Montanha, a Direção da APPAM apresenta as sentidas condolências aos familiares das vítimas e endereça os votos de total e rápida recuperação aos feridos.

Expressamos ainda a nossa total solidariedade e apoio ao nosso piloto associado Luís Silva. 

Gostaríamos ainda de enfatizar o nosso apreço pela rápida intervenção dos elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Murça, dos soldados da Guarda Nacional Republicana, da equipa médica de intervenção à prova, dos elementos da Organização e do INEM.

Joaquim Teixeira, Presidente da APPAM

Fonte: Autosport.


Atualização às 19h01: Foram adicionadas declarações do Município de Murça.


Atualização às 20h06: Foram adicionadas mais informações relativamente ao acidente.