Curiosidade

Volkswagen repete a «dose». O seu produto mais vendido não é o Golf…

O produto mais vendido pela Volkswagen não é o Golf, nem o Polo, nem tão pouco outro qualquer modelo. É… uma salsicha alemã.

Uma salsicha? É assim desde a década de 70. Há mais de 45 anos que a Volkswagen produz salsichas Currywurst, ao lado a sua fábrica de automóveis em Wolfsburg, na Alemanha. As salsichas são maioritariamente para consumo interno — nomeadamente pelos funcionários da empresa — mas também são vendidas para fora.

Será a Volkswagen uma marca de automóveis que produz salsichas, ou uma marca de salsichas que produz automóveis? Brincadeiras à parte, o ano passado a Volkswagen produziu um total de 6,2 milhões de carros em todo o mundo. Enquanto isso, a fábrica de salsichas de Wolfsburg produziu 6,8 milhões de salsichas.

Por isso, mais uma vez, o produto mais vendido pela marca alemã não foi um carro… foi um alimento.

Mas como é que a Volkswagen entrou no negócio das salsichas? É simples de explicar: o departamento financeiro da marca alemã chegou à conclusão que era mais barato produzir as salsichas que alimentam os seus milhares de funcionários do que adquirir as mesmas a um fornecedor externo.

Curiosamente, a salsicha Volkswagen pode ser encontrada no diretório de peças da marca. Então, tanto pode pesquisar um farol, uma válvula, um espelho… como um salsicha! Número da «peça»: part number 199398500.

Mais artigos em Notícias