Notícias Virtual Visor. A pala para-sol para o século XXI da Bosch

CES 2020

Virtual Visor. A pala para-sol para o século XXI da Bosch

A Bosch decidiu modernizar a "eterna" pala para-sol e levou ao CES 2020 a Virtual Visor, uma pala para-sol com… inteligência artificial.

Virtual Visor

Praticamente inalterada desde o surgimento do automóvel, a pala para-sol é, provavelmente, um dos elementos mais simples do interior de um automóvel moderno, sendo a sua única concessão tecnológica uma simples luz de cortesia. No entanto, a Bosch quer mudar isso e aposta na Virtual Visor para o fazer.

O objetivo por detrás da criação da Virtual Visor foi simples: usar a tecnologia para acabar com um dos principais inconvenientes das “velhinhas” palas para-sol: o facto de bloquearem uma considerável parte do campo de visão do condutor enquanto tentam cumprir a sua função.

Como funciona?

Criada com recurso a um painel LCD transparente, a Virtual Visor conta com uma câmara que monitoriza a cara do condutor e que recorre à inteligência artificial para detetar exatamente em que ponto da cara do condutor o sol está a incidir.

VÊ TAMBÉM: Bosch. Automóveis elétricos mais seguros graças a… mini-explosões

Aí, um algoritmo analisa o campo de visão do condutor e usa tecnologia de cristais líquidos para escurecer a secção da pala que permite bloquear a luz solar, mantendo o resto da pala para-sol transparente.

A ideia para a Virtual Visor nasceu de uma iniciativa de inovação interna da Bosch que levou três dos seus engenheiros a reinventarem um dos acessórios mais simples do mundo automóvel, partindo de um ecrã LCD que estava pronto para ser reciclado.

VÊ TAMBÉM: A Bosch quer ajudar a manter os Porsche clássicos na estrada. Sabes como?
Virtual Visor
Segundo a Bosch, a sombra criada por esta pala para-sol na cara do condutor é semelhante à causada por óculos escuros.

Apesar de já ter conquistado o prémio “CES Best of Innovation” no CES 2020, para já ainda não se sabe quando é que iremos encontrar a Virtual Visor num modelo de produção. Para já, a Bosch limita-se a afirmar que se encontra em conversações com diversos fabricantes, não adiantando uma data para o lançamento da inovadora pala para-sol.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Lexus ES 300h?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Lexus ES 300h, o automóvel mais Zen do segmento