Ambiente

Limite de velocidade nas autoestradas holandesas vai descer… mas só durante o dia

Com vista à redução das emissões de NOx (óxidos de azoto), em 2020 o limite de velocidade na Holanda vai descer. Mas só durante o dia.

Ao que parece, a partir de 2020, o limite de velocidade na Holanda vai descer dos atuais 130 km/h para os 100 km/h. A notícia tem sido avançada pelos media holandeses e foi confirmada por declarações do primeiro-ministro do país, Mark Rutte.

A medida surge como uma tentativa de reduzir as emissões de NOx (óxidos de azoto), e o novo limite apenas vai ser aplicado entre as 6h00 e as 19h00, sendo que no restante horário manter-se-á o limite de 130 km/h, uma vez que é estimado que apenas 8% a 10% do tráfego circule a essas horas.

Inserida num pacote de medidas de urgência destinadas a reduzir as emissões de NOx, esta redução do limite de velocidade foi uma de várias soluções discutidas pelo executivo holandês, tendo mesmo chegado a estar em cima da mesa a possibilidade de proibir a circulação automóvel aos domingos.

VÊ TAMBÉM: Os 15 maiores navios do mundo emitem mais NOx do que todos os automóveis do planeta

Porque é que é tão urgente reduzir as emissões de NOx?

Há já vários anos que a Holanda tem vindo a ultrapassar as metas de emissões de NOx estabelecidas pela União Europeia, facto que levou o Supremo Tribunal holandês a ordenar em maio a suspensão de inúmeros projetos de construção civil (para evitar assim uma ainda maior quantidade de emissões), praticamente “parando” o país.

Face a este problema o governo holandês foi obrigado a tomar medidas. Para além da alteração do limite de velocidade, vão também ser aplicadas várias medidas para reduzir as emissões associadas à agropecuária.

Ninguém gosta disto (…) Mas há algo maior em jogo. Temos de impedir que a Holanda pare e que se percam empregos desnecessariamente.

Mark Rutte, primeiro-ministro holandês
VÊ TAMBÉM: WLTP. Tudo o que precisas saber sobre o novo ciclo de consumos e emissões

Caso não te recordes, na “guerra contra as emissões” também os limites de velocidade na Áustria já haviam sido revistos há cerca de um ano, com um claro benefício para os modelos elétricos.

Fontes: BBC e Automotive News Europe

Sabes responder a esta?
Em que ano foi lançado o primeiro motor com tecnologia common-rail?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Fiat. A marca que «inventou» os motores Diesel modernos

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos