Notícias Aston Martin em duas rodas com exclusiva AMB 001

Arranque a Frio

Aston Martin em duas rodas com exclusiva AMB 001

A parceria entre o design da Aston Martin e a engenharia da Brough Superior resultou nesta muito especial e limitada criação de duas rodas, a AMB 001.

Aston Martin AMB 001

Exclusiva, para dizer no mínimo. A AMB 001 será produzida apenas em 100 unidades com um custo unitário de 108 mil euros (sem impostos) — leram bem… Para mais, não é possível andar com ela na estrada, apenas em circuito.

Será feita de ouro para ser tão cara? Não, mas a fibra de carbono abunda, como nos elementos que compõem a carenagem e o depósito. É este material que possibilita a bem definida “barbatana” no topo do depósito, que se prolonga em direção ao selim e culminando no farolim traseiro.

Titânio e alumínio são outros dos ingredientes usados e o escape é feito em Inconel, uma super-liga com propriedades térmicas e mecânicas excepcionais. Os métodos de produção também ajudam a justificar o preço, com muitos componentes “esculpidos” de blocos sólidos de alumínio.

As cores são típicas da Aston Martin, Stirling Green e Lime Essence, com outros elementos em preto mate (rodas, garfos, travões).

A motivar a Aston Martin AMB 001 está um V-twin (V2) com 997 cm3, com turbocompressor de geometria variável, a debitar 180 cv, para uma mota que pesa 180 kg a seco.

VÊ TAMBÉM: Isto existe. BMW Motorrad desenvolveu mota que anda sozinha

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Quantas velocidades tem a caixa manual do novoAston Martin Vantage?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aston Martin Vantage AMR estreia uma… caixa manual de sete velocidades