Notícias Há diferenças entre pneus de verão e inverno? Um vídeo esclarecedor

Vídeo

Há diferenças entre pneus de verão e inverno? Um vídeo esclarecedor

Neste vídeo elucidativo, podemos ver as diferenças no desempenho de três BMW M4 quando equipados com pneus de verão ou de inverno.

BMW M4

Pneus há muitos e para todas as estações, mas será que, por exemplo, os pneus de inverno fazem mesmo falta? Para descobrir a BMW recorreu a três M4 e colocou à prova as mais valias dos pneus de verão e de inverno, recorrendo aos mais extremistas semi-slick e pneus com pregos como referência para as condições climatéricas de cada um dos testes.

Como provavelmente já sabes, os pneus destinados a tempo seco, como os de verão, apresentam mais área de contacto e ranhuras menos pronunciadas no seu piso para assegurarem mais aderência. São também, por norma, mais macios, tudo para garantir níveis de aderência elevados no asfalto seco.

Já os pneus de inverno, costumam sacrificar a aderência em piso seco por um comportamento mais eficaz em situações em que haja neve ou gelo sendo que, quando a situação assim exige, pode-se sempre recorrer aos pneus com pregos, tudo para conseguir progredir nas piores condições. Mas será que as diferenças são assim tão grandes?

VÊ TAMBÉM: Os pneus carecas têm mais aderência em seco?

Os testes da BMW

A BMW simulou duas condições climatéricas distintas: verão e inverno. A primeira foi simulada numa pista completamente seca com os M4 equipados com pneus de verão, de inverno e semi-slicks. Na segunda, a marca alemã levou os M4 até uma pista gelada e equipou-os com pneus de inverno, de verão e… com pregos.

Em ambas as pistas foram feitas três provas: drag raceslalom e travagem e a verdade é que em ambos os casos os pneus especificamente pensados para as condições atmosféricas nas quais estavam a ser postos à prova acabaram por revelar as suas mais valias.

VÊ TAMBÉM: Sabes ler o código e a etiqueta dos pneus?
BMW M4

No caso da condução em piso seco, os pneus de inverno revelaram as suas limitações, muito por culpa dos sulcos mais profundos e composto mais duro, fazendo com que perdesse aderência mais rapidamente.

Já em gelo e neve, os pneus de verão nem conseguiram fazer um dos BMW M4 sair da linha de partida na drag race e em todas os outros testes mostraram que, para a neve, o melhor mesmo é “calçar” o pneu de inverno, mais indicado para estas condições.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência da Audi RS4 Avant?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A Audi renovou a RS4 Avant e tornou-a (ainda) mais agressiva