Notícias Será que os 5000 cv do Devel Sixteen chegarão a ver a luz do dia?

Arranque a Frio

Será que os 5000 cv do Devel Sixteen chegarão a ver a luz do dia?

Revelado ao mundo em 2013, o Devel Sixteen prometeu um V16 tetra-turbo de 5000 cv (!) e uma velocidade máxima de 560 km/h. Onde anda ele?

Devel Sixteen

Um novo (e curto) filme revelou que ainda há vida no Devel Sixteen. Mas a única coisa que o novo vídeo nos fez recordar foi o quão problemático está a ser entregar os números prometidos — há quase um ano reportámos precisamente sobre isso, e de lá para cá, não assistimos a novos desenvolvimentos.

A tarefa é herculeana — como gerir o calor provocado por um V16 com 12 300 cm3, quatro turbos e 5000 cv (e mais de 5000 Nm)? Como conseguir com que o eixo traseiro coloque no asfalto tantos equídeos?

E os 560 km/h declarados? Mesmo os super Michelin do Bugatti Chiron Super Sport “estoiraram” em testes aos 511 km/h, um feito a todos os níveis surpreendente, mas curto para as ambições da Devel.

Supostamente, estão planeadas várias versões do Sixteen, com potências mais “modestas” de 2000 cv e 3000 cv (V8 tetra-turbo) — este post de Instagram anuncia a venda recente de um Sixteen de 3000 cv ao seu primeiro cliente japonês:

 

View this post on Instagram

 

Congratulations to Mr. Tetsumi Shinchi, Chairman & CEO of Shibaura Group, for buying the first Devel Sixteen in Japan. Mr. Shinchi proudly announced the purchase of 3000HP Devel Sixteen during the opening of Mega Supercar Motorshow in Fukuoka Japan on 19 July 2019. He intends to exhibit his Devel Sixteen at the Tokyo Motor Show 2021. #devel #devel_sixteen #develsixteen #v16 #3000hp #5000hp #5007hp #beyondextreme #japan #fukuoka

A post shared by Devel Sixteen – Devel Sixty (@devel_sixteen) on

Mas a verdade é que ainda estamos todos à espera do hipercarro para destruir todos os outros hipercarros — o Devel Sixteen de 5000 cv. Será que alguma vez o veremos? O curto vídeo:

A NÃO PERDER: Queres acelerar? Compra um Devel Sixty

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em quantas unidades vai ser produzido o SSC Tuatara?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conhece todos os detalhes do SSC Tuatara
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Conhece todos os detalhes do SSC Tuatara