Arranque a Frio

Será que os 5000 cv do Devel Sixteen chegarão a ver a luz do dia?

Revelado ao mundo em 2013, o Devel Sixteen prometeu um V16 tetra-turbo de 5000 cv (!) e uma velocidade máxima de 560 km/h. Onde anda ele?

Um novo (e curto) filme revelou que ainda há vida no Devel Sixteen. Mas a única coisa que o novo vídeo nos fez recordar foi o quão problemático está a ser entregar os números prometidos — há quase um ano reportámos precisamente sobre isso, e de lá para cá, não assistimos a novos desenvolvimentos.

A tarefa é herculeana — como gerir o calor provocado por um V16 com 12 300 cm3, quatro turbos e 5000 cv (e mais de 5000 Nm)? Como conseguir com que o eixo traseiro coloque no asfalto tantos equídeos?

E os 560 km/h declarados? Mesmo os super Michelin do Bugatti Chiron Super Sport “estoiraram” em testes aos 511 km/h, um feito a todos os níveis surpreendente, mas curto para as ambições da Devel.

Supostamente, estão planeadas várias versões do Sixteen, com potências mais “modestas” de 2000 cv e 3000 cv (V8 tetra-turbo) — este post de Instagram anuncia a venda recente de um Sixteen de 3000 cv ao seu primeiro cliente japonês:

Mas a verdade é que ainda estamos todos à espera do hipercarro para destruir todos os outros hipercarros — o Devel Sixteen de 5000 cv. Será que alguma vez o veremos? O curto vídeo:

A NÃO PERDER: Queres acelerar? Compra um Devel Sixty

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
Em quantas unidades vai ser produzido o SSC Tuatara?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Conhece todos os detalhes do SSC Tuatara
Em cheio!!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Conhece todos os detalhes do SSC Tuatara

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos