Notícias Será possível salvar o desenho do SsangYong Rodius?

Design

Será possível salvar o desenho do SsangYong Rodius?

O SsangYong Rodius é considerado um dos automóveis mais feios do mundo. Será possível salvá-lo? Mais uma missão para o The Sketch Monkey.

Ssangyong rodius

As reações não se fizeram esperar após serem reveladas as primeiras imagens do SsangYong Rodius em 2004, e nenhuma foi positiva: que monstruosidade era aquela?

Apesar de imensamente capaz — podia transportar até 11 passageiros — foram poucos os que conseguiram ultrapassar o design do enorme MPV coreano. Fosse pelas suas óticas dianteiras e traseiras gigantes, a inexplicável linha das janelas em arco — estilo… coupé —, este volumoso veículo não devia nada, mesmo nada à beleza.

Entretanto, o SsangYong Rodius conheceu uma segunda geração em 2012 que corrigiu muitos dos males do primeiro, mas poderia a primeira geração ter saído com um desenho mais aceitável?

VÊ TAMBÉM: Redesign do Fiat Multipla. Missão impossível?
Ssangyong rodius

Marouane, o designer do canal de YouTube The Sketch Monkey, aceitou o desafio de “salvar” o Rodius, e após a conclusão da sua intervenção, temos que admitir que ficou… aceitável.

O foco da sua intervenção concentrou-se no volume traseiro, onde, com uma simples operação — um flip horizontal das duas áreas vidradas nos últimos pilares — alterou completamente a percepção de todo o perfil do Rodius.

Se no Rodius original, todas as linhas em direção à traseira assumiam uma trajetória descendente, dando a percepção de que circulava sempre com excesso de carga, ao inverter a orientação das linhas da área vidrada, fazendo com que as linhas que a definem se deslocassem em direção ao teto, quebrou essa percepção.

Ssangyong rodius
O antes e o depois

As alterações restantes — contornos mais estruturados e rodas de maiores dimensões —, não transformam o SsangYong Rodius numa borboleta, mas sem dúvida que ajudam o Rodius a estar melhor “assente” na estrada, com o “peso” (visual) do volume traseiro a parecer muito melhor suportado pelo eixo traseiro.

Fiquem com todo o processo em vídeo:

VÊ TAMBÉM: Conhece as recriações de modelos de sonho da Ares Design