Notícias Este capacete “lê” a mente dos motociclistas

Arranque a Frio

Este capacete “lê” a mente dos motociclistas

Criado pelo designer Joe Doucet, o Sotera Advanced Helmet pretende facilitar a comunicação entre os motociclistas e os restantes condutores.

Joe Doucet capacete

Como bem sabes, os motociclistas são dos mais vulneráveis utilizadores da estrada. É que enquanto os automobilistas têm toda uma “carapaça” (a.k.a carroçaria) a protegê-los, quem anda de mota não tem essa sorte. Por isso mesmo, torna-se bastante importante melhorar as formas de comunicação entre quem anda de mota e quem vai de carro.

Para o fazer, o designer norte-americano Joe Doucet lançou mãos à obra e criou o Sotera Advanced Helmet, um capacete dotado de um painel traseiro em LED que, normalmente, se apresenta na cor branca. No entanto, quando este “sente” que se vai travar (através da atuação de acelerómetros) ilumina-se na cor vermelha, avisando quem circula atrás.

Quanto ao painel LED, esse é alimentado por uma pequena bateria que pode ser carregada através uma entrada USB. Segundo Doucet, este capacete é inovador também pelo facto de, para além de minimizar os danos causados por um acidente, ajudar a preveni-lo.

O mais curioso na criação de Joe Doucet é o facto de o designer se ter recusado a patenteá-la, uma vez que afirmando que fazê-lo seria o mesmo que “patentear um cinto de segurança e tê-lo disponível apenas para uma marca”.

VÊ TAMBÉM: Porquê aquela janelinha no topo da capota do Nissan Murano CrossCabriolet?

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Fiat Coupé?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Fiat Coupé 2.0 20v Turbo, o fim da linhagem