Notícias Hyundai troca botões no volante por ecrãs táteis

Tecnologia

Hyundai troca botões no volante por ecrãs táteis

Se há coisa que não faltam no interior dos carros atuais é ecrãs, mas há espaço para mais, se olharmos para o novo volante da Hyundai.

Hyundai volante

Depois de terem tomado o lugar dos painéis de instrumentos analógicos e grande parte dos comandos físicos da consola central, os ecrãs táteis podem estar prestes a substituir os comandos físicos no volante. Pelo menos é o que novo volante da Hyundai vem prever.

Fruto de um projeto iniciado em 2015 dedicado a estudar os interiores do futuro, e que já passou por quatro fases distintas, o protótipo de um volante com ecrãs táteis agora apresentado pela Hyundai surge como a resposta da marca coreana ao excesso de botões presentes no habitáculo dos automóveis, em especial nos volantes.

Como seria de esperar, os dois ecrãs que surgem no volante criado pela Hyundai podem ser personalizados pelo utilizador. Já quanto à informação que estes apresentam, esta varia não só de acordo com o selecionado pelo condutor como de acordo com a situação de condução e com o menu selecionado no painel de instrumentos.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Hyundai Kauai Electric. Carga máxima!
Hyundai volante
O volante da Hyundai trocou os habituais botões por dois ecrãs táteis personalizáveis.

Evoluções também no painel de instrumentos

Nesta quarta interpretação do habitáculo do futuro, a Hyundai apostou ainda na evolução do painel de instrumentos, com este a apresentar-se com efeitos visuais em 3D graças à aplicação de tecnologia multi-layer display (MLD®). O modelo escolhido para a aplicação deste volante futurista foi o i30, sendo que a Hyundai tem uma boa razão para esta escolha.

Segundo Regina Kaiser, Engenheira Sénior de Interface de Máquina Humana do Centro Técnico da Hyundai a escolha do i30 serviu para “demonstrar que as inovações não se limitam aos veículos de segmento superior”, acrescentando ainda que “A Hyundai pretende provar que as inovações precisam ser realizáveis ​​para uma ampla base de clientes”.

VÊ TAMBÉM: O homem que transformou um Citroën 2CV numa mota para sobreviver
Hyundai Volante
De acordo com a Hyundai, os ecrãs táteis são mais fáceis de usar que os habituais botões.

Desenvolvido com o objetivo de “facilitar a vida aos condutores”, o mais provável é que o cockpit virtual e o volante presentes neste i30 “especial” não deverão entrar já em produção, devendo antes ser integrados nos futuros modelos da marca.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Hyundai Kauai?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ao volante do Hyundai Kauai 1.0 T-GDi. Tudo o que precisas saber