Notícias Primeira corrida. Como foi a nossa estreia no Troféu C1?

Troféu C1 Learn & Drive 2019

Primeira corrida. Como foi a nossa estreia no Troféu C1?

A primeira prova do Troféu C1 Learn & Drive decorreu sob chuva constante. No entanto, incidentes, só mesmo os referentes à cronometragem oficial da prova.

Citroën C1 #911

A prova inaugural do Troféu C1 Learn & Drive ocorreu no último fim de semana, a 7 de abril, no circuito Vasco Sameiro, em Braga, e sim, a equipa Razão Automóvel/Escape Livre com o Citroën C1 #911 chegou ao fim das seis horas da prova.

Apesar da chuva constante, o pequeno C1 #911 e os seus pilotos — Nuno Antunes, Francisco Carvalho, Diogo Teixeira, Guilherme Costa e André Nunes — revelaram uma performance consistente ao longo das mais de 170 voltas efetuadas, sem incidentes de maior.

Brevemente ficarás a conhecer todas as histórias e detalhes desta épica prova no nosso canal de YouTube.

VÊ TAMBÉM: Como transformar um Citroën C1 num carro de corridas

De acordo com a promotora do Troféu, a Motor Sponsor, “as 41 equipas que se apresentaram à partida foram exemplares no comportamento desde a primeira à última curva das 6 horas”.

Equipa Razão Automóvel/Escape Livre
Da esquerda para a direita: Nuno Antunes, Guilherme Costa, Francisco Carvalho, Diogo Teixeira e André Nunes

Cronometragem problemática

No entanto, apesar da prova em si ter corrido sem problemas, o mesmo já não se pode dizer da cronometragem oficial da prova, que após os primeiros 30 minutos, começou a baralhar as classificações de todos os concorrentes. A cronometragem oficial da prova esteve à responsabilidade do CAMI, o clube organizador contratado pela Motor Sponsor.

Como explica André Marques, da Motor Sponsor, em comunicado: “para além de nunca nos terem fornecido um simples link de live timing, quando se deram as primeiras paragens nas boxes, reparámos que algo de anormal aconteceu na classificação da corrida. Alertámos imediatamente os responsáveis pela organização desportiva e, durante toda a prova, fizemos todos os esforços para reparar a situação, mas sem sucesso”.

O clube organizador, apesar dos vários alertas por parte da organização do Troféu C1 Learn & Drive, optou por publicar uma classificação final. Como a Motor Sponsor refere em comunicado, esta decidiu não aceitar os resultados finais.

Refere como exemplo, o tempo da melhor volta registada: “temos, por exemplo, como melhor volta 1:42:232, o que é impossível. A seco, os Citroën C1 rodam em 1:47:07” — relembramos que a prova decorreu sempre com circuito molhado.

Citroën C1 #911
C1 #911 na grelha de partida

A Razão Automóvel contactou o CAMI para mais esclarecimentos. De acordo com o clube “a cronometragem é um serviço externo ao CAMI, serviço esse que foi contratado por nós. Sendo que, o responsável pela cronometragem é um elemento da empresa de cronometragem”. O clube informou ainda que fará uma avaliação interna da prova, pelo que não quis adiantar, para já, mais qualquer comentário.

RELACIONADO: Já testámos o Troféu C1. Simplesmente BRUTAL!

Corrida extra

Dada a situação invulgar, com uma prova decorrida sem classificação oficial, a Motor Sponsor “engendrou todos os esforços para apresentar uma solução que venha compensar o enorme infortúnio que foi a prova de Braga”.

Corrida troféu c1

Assim, na próxima prova, a realizar no Autódromo Internacional do Algarve a 23 de junho, haverá uma corrida extra a realizar no dia 22 de junho, sem qualquer custo de inscrição para as equipas que estiveram presentes em Braga.

Esta nossa decisão de não cobrar inscrição nesta prova extra, é sem dúvida um elevado esforço financeiro para a nossa organização. No entanto, as Equipas que estiveram em Braga, são completamente alheias aos problemas que afetaram os resultados finais e esta é a forma que encontramos para os compensar.

André Marques, Motor Sponsor

A equipa Razão Automóvel/Escape Livre corre com o apoio da SportclasseOficinas First Stop, Intermarché da Guarda, Overlay e QF.