Porsche Macan Spirit. Os detalhes de uma edição limitada a Portugal e Espanha

O Porsche Macan Spirit marca o regresso da designação Spirit e a chegada de uma série especial exclusiva do SUV para a Península Ibérica.

Corria o ano de 1988 e a Porsche decidia lançar na Península Ibérica uma versão especial do 924S. Conhecido noutros mercados como 924 SE, 924 Club Sport no Japão e 924S Le Mans, tanto em Portugal como em Espanha este haveria de ficar eternizado como 924S Spirit, e é exatamente a ele que o Macan Spirit vai buscar o nome.

O nome Spirit surgia como uma homenagem ao espírito da marca, que no início se celebrizou por produzir desportivos leves e com motores pequenos capazes de altas prestações. Limitado a apenas 30 unidades (15 pretas e 15 brancas), o 924S Spirit apostava não só no equipamento como na melhoria das prestações, oferecendo um total de 170 cv (face aos 160 cv habituais).

Agora, trinta anos depois, a Porsche voltou a aplicar a “fórmula Spirit”. Tal como o 924S Spirit, também o Macan Spirit se destina apenas aos mercados espanhol e português. A diferença é que desta vez a marca não vai limitar a produção a apenas 30 unidades, com a Porsche a oferecer 100 unidades em branco e outras 100 em preto do Macan Spirit.

Porsche Macan Spirit

Macan Spirit, os tempos mudam, mas o espírito não

Apesar de já terem passado cerca de trinta anos desde o lançamento do primeiro Porsche a usar a designação Spirit e de a marca há muito ter passado a oferecer uma variada gama de motorizações, a Porsche ainda hoje aposta na ideia de que mantendo o peso reduzido é possível alcançar as melhores qualidades dinâmicas, algo que surge em destaque no Macan Spirit.

Porsche Macan Spirit
O Porsche Macan Spirit foi buscar inspiração ao 924 S Spirit.

Curiosamente, tal como o 924S Spirit, o Macan Spirit recorre a um motor de quatro cilindros. A diferença é que enquanto o motor do 924S se apresentava com 2.5 l dos quais retirava apenas 160 cv, o 2.0 l turbo do Macan Spirit oferece 245 cv e 370 Nm de binário estando associado à caixa de dupla embraiagem PDK de sete velocidades.

Porsche Macan Spirit

Como não podia deixar de ser, o Macan Spirit mantém viva a tradição de performance da Porsche, cumprindo os 0 aos 100 km/h em apenas 6,7s e alcançando os 225 km/h de velocidade máxima. Já no que diz respeito aos consumos, o Macan Spirit vem provar que performance e economia não têm de ser inimigos, apresentando valores na casa dos 10,3 l/100 km.

 

 

Para assegurar que o comportamento dinâmico está à altura dos pergaminhos da marca, a Porsche equipou o Macan Spirit com o sistema de amortecimento variável Porsche Active Suspension Management (PASM) e com a direção assistida Plus.

Porsche Macan Spirit

Série especial com equipamento a condizer

Face à versão de entrada do Macan com o motor de quatro cilindros (com a qual o Macan Spirit partilha o motor), a série especial destinada à Península Ibérica destaca-se pelo teto panorâmico, saias laterais, retrovisores exteriores antiencandeamento SportDesign.

Ainda no capítulo estético, o visual exclusivo do Macan é reforçado com a adoção das jantes de liga leve Macan Turbo de 20” pintadas em preto, pelos apontamentos em preto nas barras de tejadilho, pára-choques traseiro, saídas de escape desportivas e nas óticas de LED e ainda pela identificação da versão especial através de um logótipo na traseira.

Porsche Macan Spirit

Quanto ao interior, para além da discreta e elegante identificação do lado direito do tablier a relembrar-nos de que este Macan é especial, destacam-se detalhes como os novos tapetes, pacote de iluminação Comfort, cortinas manuais para as janelas traseiras e o uso da cor Vermelho Bordeaux tanto no fundo do painel de instrumentos, como nos cintos de segurança.

Mas não só de exclusividade, equipamento e performance é feito o Macan Spirit. Se compararmos o custo associado a equipar a versão de acesso com todos os elementos opcionais que o Spirit oferece de série, verificamos que a vantagem económica é superior a 6500 euros. Já disponível para encomenda, o Macan Spirit tem um preço em Portugal de 89 911 euros.

Este conteúdo é patrocinado porPorsche

Mais artigos em Branded Content

Os mais vistos