Notícias Esta app da Hyundai e da Kia controla (quase) tudo num elétrico

Tecnologia

Esta app da Hyundai e da Kia controla (quase) tudo num elétrico

O Hyundai Motor Group desenvolveu uma app de controlo de performance para elétricos, que permite variar o quão possante, eficiente ou rápido este pode ser.

Hyundai/Kia app

Não é novidade nenhuma que os automóveis e os smartphones são cada vez mais indissociáveis um do outro. A prová-lo está a aplicação ou app de controlo de performance que o Hyundai Motor Group (ao qual pertencem a Hyundai e a Kia) apresentou e que se destina a controlar diversos parâmetros de performance dos automóveis elétricos.

Ao todo, a app desenvolvida pela “empresa mãe” da Hyundai e da Kia permite controlar sete parâmetros de um automóvel elétrico através do smartphone. Entre estes encontra-se o valor de binário máximo disponibilizado, a capacidade de aceleração e desaceleração, travagem regenerativa, velocidade máxima permitida, ou o uso de energia do controlo de climatização.

Para além destas opções de personalização, a app de controlo de performance permite ainda aplicar os parâmetros usados pelo perfil de um condutor em vários modelos elétricos, bastando para tal proceder ao download  do perfil.

VÊ TAMBÉM: Painéis solares nos automóveis para carregar baterias? A Kia vai ter
Hyundai/Kia app
A app desenvolvida pelo Hyundai Motor Group permite controlar um total de sete parâmetros do automóvel através do smartphone.

Perfis partilhados mas seguros

De acordo com o Hyundai Motor Group, os condutores vão ter a hipótese de partilhar os seus parâmetros com outros condutores, experimentar os parâmetros de outro perfil e ainda experimentar parâmetros pré-definidos pela própria marca que se baseiam no tipo de estrada percorrida.

Apesar da possibilidade de partilha dos parâmetros usados por cada perfil, o Hyundai Motor Group garante que a segurança de cada perfil é garantida através da tecnologia blockchain. Segundo o grupo sul-coreano, a aplicação desta tecnologia só é possível graças à grande versatilidade dos modelos elétricos.

VÊ TAMBÉM: Kia Ceed GT. “Quem não tem cão…”
Hyundai/Kia app
A app permite aplicar os mesmos parâmetros em carros diferentes.

Capaz de ajustar os diversos parâmetros de acordo com o destino escolhido e a energia elétrica necessária para o alcançar, a app de controlo de performance permite ainda a possibilidade de oferecer uma experiência de condução mais desportiva. Apesar de o Hyundai Motor Group afirmar que planeia implementar esta tecnologia nos futuros Hyundai e Kia, não se sabe qual será o primeiro modelo a recebê-la.

Sabe esta resposta?
Qual é a autonomia do novo Kia e-Soul na versão Long Range?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Kia Soul diz adeus aos motores de combustão e o Niro renova-se