Mistério resolvido

Afinal quem é esta mulher? A resposta à tua pergunta… finalmente

Um dos mais famosos e enigmáticos autocolantes que "embelezam" os carros das nossas estradas. Mas afinal, quem é esta mulher com chapéu de cowboy?

Muito provavelmente, não há ninguém que tenha circulado pelas estradas de Portugal nos últimos 20 a 30 anos (seja como condutor ou pendura) que não se tenha deparado com o famoso autocolante de uma mulher com chapéu de cowboy na traseira (ou até lateral) de um qualquer automóvel.

Um simples autocolante de uma jovem que gerou imensas “conversas de café”, sobretudo sobre a sua origem, uma lenda urbana em potência… Quem é que seria a mulher com chapéu de cowboy? — era a pergunta na mente de muitos portugueses durante décadas.

Finalmente, descobrimos a verdade e… vimos a luz. Sabemos de onde veio o autocolante e o que significava — podemos desde já eliminar a hipótese de ser algo proveniente da indústria do tabaco (como cheguei a pensar…).

VÊ TAMBÉM: Quando os autocolantes nos faziam sonhar
Penelope Benidorm, Discoteca & Beach Club
A famosa discoteca por detrás do autocolante

E durou, e durou…

O autocolante que ainda hoje vamos encontrando em alguns automóveis em circulação era uma forma de dizer a todos que se tinha estado na discoteca Penelope em Benidorm, Espanha. Conhecida como Penelope, a verdade é que ninguém sabe quem foi a jovem que serviu de modelo para o autocolante.

Hoje em dia já não deve ser tão jovem assim, este símbolo foi criado por um artista boémio em… 1968! E permaneceu imutável desde então.

Pois é, a discoteca Penelope, cujo símbolo é a famosa mulher com chapéu de cowboy que surge no autocolante, conta já 51 anos sendo que ainda hoje a podes visitar (e quiçá comprar o autocolante).

Curiosamente, é mais provável a maioria das pessoas conhecer o misterioso, mas famoso, símbolo da discoteca do que a própria discoteca em si.

Como seria de esperar, sendo de origem espanhola, o fenómeno do autocolante da Penelope não é um exclusivo português, sendo que em Espanha chegou a ser (de acordo com o El País) o segundo autocolante de carro mais popular, ficando apenas atrás do famoso Touro de Osborne que é quase uma imagem de marca de Espanha.

Sabes responder a esta?
Em que ano é que a Rover fechou portas?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

A Rover nunca produziu um 75 coupé mas houve quem o fizesse

Mais artigos em Crónicas

Os mais vistos