Notícias Cápsula do tempo. Honda NSX de 1994 com apenas 300 km à venda

Venda

Cápsula do tempo. Honda NSX de 1994 com apenas 300 km à venda

Este Honda NSX esteve religiosamente preservado numa coleção até 2018, ano em que recebeu o seu primeiro registo — cápsula do tempo rolante…

Honda NSX

Por todos os motivos e mais algum, o Honda NSX continua a ser um modelo referencial na história dos desportivos e superdesportivos. Quando o anti-Ferrari surgiu, em 1990, estabeleceu novas patamares relativamente a qualidade, fiabilidade e usabilidade, palavras que dificilmente alguém associaria a superdesportivos.

A sua carreira foi particularmente longa, cerca de 15 anos, apesar de uma performance comercial abaixo das expetativas — nem sempre é fácil convencer que o mesmo construtor que vende “normais” Civic e Accord é capaz de também fazer um superdesportivo.

O comprador deste Honda NSX em particular — correção, Acura NSX, já que se trata do modelo norte-americano —, no entanto, deve ter visto o seu potencial como futuro clássico, quando o adquiriu em 1994.

VÊ TAMBÉM: Honda NSX — história

Não chegou a registar o carro, ao invés armazenou-o juntamente com outros carros na sua coleção — de acordo com o anúncio de venda, este colecionador possui mais de 40 carros armazenados em condições climatéricas controladas, todos eles com menos de 800 km no odómetro(!).

O primeiro registo deste Honda NSX aconteceu apenas em 2018, pouco antes de ser vendido ao stand que o colocou agora à venda.

Daí o estado imaculado, como novo, deste Honda NSX, que mais parece uma cápsula do tempo. Regista apenas 300 km e sabemos que houve, pelo menos, uma troca de pneus, já que os Yokohama com que está equipado são de 2003. No anúncio podemos ler que houve uma mudança de óleo já este ano.

Honda NSX, 1994

Tudo está original e praticamente sem uso, incluíndo o fantástico 3.0 V6 VTEC naturalmente aspirado com 274 cv às 7100 rpm, mas redline às 8000 rpm, aqui acompanhado pela caixa manual de cinco velocidades.

De acordo com o anúncio no sítio Bring a Trailer, trata-se de uma de apenas 34 unidades produzidas com a cor Brooklands Green. O interior é em pele preta, e temos itens simpáticos como um sistema de som da Bose, ar condicionado automático e… airbag para o condutor (um equipamento ainda não muito comum na altura).

VÊ TAMBÉM: Ayrton Senna na Williams? Com uma condição… conduzir o Honda NSX

Desportivos japoneses a valorizar

Recentemente vimos um Toyota Supra A80, também de 1994, em leilão alcançar um valor recorde superior a 153 mil euros, o que revela uma tendência crescente de apreço pelos desportivos japoneses da década de 90.

Este Honda NSX tem muito menos quilómetros e está igualmente imaculado, mas conseguirá atingir valores tão elevados como esse Supra? À data de publicação deste artigo, vemos no Bring a Trailer que faltam quatro dias para terminar a oferta, e de momento a oferta mais elevada ascende a 110 mil dólares (pouco mais de 98 mil euros).

Atualização a 3 de abril de 2019: o prazo para comprar este imaculado NSX já terminou, tendo sido arrematado por uns nada insubstanciais 151 mil dólares, o equivalente a pouco mais de 134 400 euros.

Sabe esta resposta?
O novo Toyota Supra A90 partilha base e mecânica com que modelo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW Z4 chega em março e já tem preços para Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW Z4 chega em março e já tem preços para Portugal