Ford EcoSport. Os detalhes de uma renovação de sucesso

O Ford EcoSport, o SUV mais compacto da marca da oval, tem conhecido um sucesso crescente ao longo dos anos.

O Ford EcoSport está há cinco anos no ativo — parece uma eternidade considerando o segmento onde está integrado. É um dos mais competitivos dos nossos dias e, apesar do elevado número de propostas atualmente disponíveis, mais rivais continuam a surgir.

No entanto, apesar do cenário altamente competitivo, o Ford EcoSport terminou o ano de 2018 como o seu melhor ano de sempre, com uma subida expressiva nas suas vendas. Ficámos curiosos… Como é que o EcoSport desafiou as “leis” do mercado e está a conseguir melhorar a sua performance de ano para ano?

Uma aposta contínua na evolução é a resposta mais sintética possível. Desde que vimos o compacto SUV chegar ao mercado, não parou de evoluir e adaptar-se. Em 2018, as vendas aumentaram 75% no mercado europeu.

Ford EcoSport, 2017

O seu poder de atração tem crescido justificado pelos argumentos que têm sido constantemente reforçados — seja ao nível das motorizações, da tecnologia e segurança, da versatilidade, do estilo ou do equipamento.

Mais motor

O Ford EcoSport evoluiu e adaptou-se às crescentes exigências ao nível das emissões. Todas as suas motorizações são compatíveis com a norma Euro 6D-Temp, e viu juntar-se ao pluri-vencedor EcoBoost de 1.0 l, com 125 cv e 140 cv, uma nova e sofisticada unidade Diesel, o EcoBlue com 1.5 l e 100 cv de potência.

Mais tecnologia e segurança

As novas tecnologias abrem novas possibilidades, e a introdução SYNC3, a mais recente evolução do sistema de info-entretenimento da Ford, demonstra-o. Não só garante a conectividade desejada, como até segurança, ao incorporar uma inovadora função de Assistência de Emergência. Em caso de colisão em que os airbags frontais sejam acionados, o sistema SYNC3, realiza automaticamente uma chamada aos serviços de emergência locais, fornecendo informação como as coordenadas GPS.

Mais versatilidade

A elevada altura ao solo garante-lhe mais versatilidade de uso, como se espera de um SUV, mesmo um de dimensões compactas como o Ford EcoSport. Não só permite enfrentar os desafios da selva urbana, como até aventurar-se para fora dos seus limites.

Essa versatilidade prolonga-se pelo interior, onde o piso de carga apresenta três níveis de altura — no seu nível mais alto garante um piso totalmente plano quando os bancos traseiros estão rebatidos.

Mais estilo

O estilo não ficou esquecido na sua evolução, pois os olhos também comem. Os pára-choques são agora mais expressivos e já podes equipar o teu EcoSport com com rodas de maiores dimensões (17″).

Ganhou também uma versão de estilo mais desportivo, a ST-Line Plus, tal como acontece noutros modelos da Ford, com a possibilidade de poder ter ainda uma pintura bi-tom; o teto em si pode vir em duas cores distintas — vermelho e cinza-prata.

Mais equipamento

São três os níveis de equipamento disponíveis no Ford EcoSport: Business, Titanium Plus e ST-Line Plus — e todos eles generosos na oferta de equipamento disponível.

Em qualquer um deles encontramos, entre outros, luzes diurnas em LED, espelhos retrovisores elétricos rebatíveis, apoio de braço, vidros traseiros elétricos, ar condicionado, sistema My Key, ou o já mencionado sistema SYNC3, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sempre com ecrã de 8″, sensores de estacionamento traseiro e cruise control com limitador.

O Titanium Plus acrescenta faróis e limpa pára-brisas automáticos, estofos parcialmente em couro, ar condicionado automático, alarme e botão FordPower; e o ST-Line Plus, como já referimos, adiciona o teto contrastante e as jantes de 17″.

Ainda há mais. Opcionalmente o Ford EcoSport conta ainda com câmara de visão traseira, avisador de ângulo morto no espelho retrovisor e sistema de som premium da B&O Play — desenvolvido e calibrado “à medida” para o EcoSport. O sistema dispõe de um amplificador DSP com quatro tipos de colunas distintas, e 675 W de potência para um ambiente surround.

Preços

Até 31 de março está a decorrer uma campanha para o Ford EcoSport, o que permite um valor mais baixo de acesso ao SUV urbano: 2900 euros para as versões a gasolina e 1590 euros para as versões Diesel. O EcoSport Business está disponível a partir de 21 479 euros, o Titanium Plus a partir dos 22 391 euros e o ST-Line Plus a partir dos 24 354 euros, preço idêntico ao da edição especial ST-Line Plus Black Edition com o motor 1.0 EcoBoost de 125 cv com caixa manual.

Advertisement
Este conteúdo é patrocinado porFord

Mais artigos em Branded Content

Os mais vistos