A partir de 42 000 euros
Hyundai i30 Fastback N. Albert Biermann, terceiro ato.
Albert Biermann trocou a M da BMW, pela N da Hyundai. Testámos a sua última criação, o Hyundai i30 Fastback N, em estrada e circuito. Chega a Portugal em março.

Passaram 18 meses desde que a Hyundai lançou o primeiro modelo da linha N. Nascidos em Namyamg e criados no Nürburging, os 2 modelos da divisão N (Hyundai i30 Hatchback N e Veloster N) da Hyundai têm recebido críticas muito positivas.
Aqui na Razão Automóvel também ficamos rendidos aos modelos da divisão N da Hyundai. Se ainda não viste, tens de ver o vídeo do Guilherme Costa ao volante do Hyundai i30 N hatchback.
Como tal, quando a Hyundai nos convidou para testar o novo Hyundai i30 N Fastback, o terceiro modelo da gama N, em estrada e circuito, não podíamos ter recusado.
O que é?
O Hyundai i30 N Fastback é o primeiro coupé de 5 portas da Hyundai e uma proposta única no segmento C. A este novo modelo cabe a tarefa de expandir os horizontes da divisão desportiva da Hyundai, o que depois do sucesso do Hyundai i30 N de cinco portas não será difícil (A Hyundai já recebeu 2000 pedidos de encomenda para este novo modelo).
O Hyundai i30 N Fastback é 120 mm mais longo e 21 mm mais baixo do que o hatchback. O coeficiente aerodinâmico fica nos 0,297 Cd, ao passo que no hatchback este valor é de 0,320 Cd.
Clica na galeria abaixo e vê os detalhes deste modelo.

Albert Biermann, Responsável de Pesquisa e Desenvolvimento HyundaiO Hyundai i30 N foi desenvolvido com um único objetivo: proporcionar o máximo prazer de condução aos nossos clientes através de um modelo de alta performance acessível.
Os números
Debaixo do capot o Hyundai i30 N Fastback tem um motor de 2.0 litros turbo com 4 cilindros, que pode ter 250 ou 275 cavalos. Em ambas as versões temos 353 Nm de binário, e com a função overboost podemos, durante alguns segundos, ter até 378 Nm.
O sprint dos 0-100 km/ faz-se em 6,1 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, isto para a versão mais potente da gama equipada com o pack performance.
Apesar de estar apenas disponível com caixa manual de 6 velocidades, o Hyundai i30 N Fastback consegue simular um launch control, um sistema ao qual a Hyundai chama de “Sistema de arranque assistido”. Como funciona? Com o controlo eletrónico de estabilidade desligado e com a embraiagem desengatada, a primeira velocidade pode ser engrenada ao libertar o pedal de embraiagem num intervalo de 5 segundos depois de acelerar a fundo.
A bagageira tem 450 litros de capacidade, mais 55 litros do que no hatchback. É um ponto a favor para aqueles que procuram um melhor compromisso de espaço.
Desenvolvidos no Inferno Verde
Cada modelo testado no Nürburgring pela Hyundai N passa por um período extenso de provas de durabilidade. Os automóveis testados fazem entre 420 a 480 voltas ao traçado do Circuito de GP de Nürburgring, em apenas 4 semanas e independentemente das condições meteorológicas. Os quilómetros percorridos podem ir até aos 180 mil, em condições muito duras, o equivalente ao ciclo médio de vida de um veículo.
Tal como no hatchback, o sistema de infotainment conta com um menu especifico N, onde está disponível informação de telemetria, cronómetro e onde podemos parametrizar individualmente o carro e criar um modo de condução adaptado ao nosso gosto pessoal.
Hyundai Smartsense
Para além da performance, a segurança não ficou esquecida. O Hyundai i30 N Fastback está equipado com as mais recentes tecnologias de segurança da gama i30. Como tal, contamos com sistemas como Travagem Autónoma de Emergência, Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem e Alerta de Fadiga do Condutor.

Produzido na Europa
O Hyundai i30 N Fastback será produzido na fábrica da marca sul-coreana em Nošovice, na República Checa. Esta fábrica foi inaugurada em 2008 e tem capacidade para produzir 350 mil carros por ano, está dotada de uma pista de testes com 3,3 km onde são testados todos os veículos produzidos.
O Hyundai i30 N Fastback chega a Portugal em março de 2019, com um preço de 42.000 euros de acesso à gama e 45.500 euros para a versão com 275 cv e pack performance.
Primeiras impressões
Suspensão
Motor
Nota de escape
Alguns materiais
Sistema de infotainment tem de melhorar
Falta USB e condutas de ar para os bancos traseiros
Preço
Data de comercialização: Março 2019
Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL