Primeiro Contacto Hyundai i30 Fastback N. Albert Biermann, terceiro ato.

A partir de 42 000 euros

Hyundai i30 Fastback N. Albert Biermann, terceiro ato.

Albert Biermann trocou a M da BMW, pela N da Hyundai. Testámos a sua última criação, o Hyundai i30 Fastback N, em estrada e circuito. Chega a Portugal em março.

© Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Passaram 18 meses desde que a Hyundai lançou o primeiro modelo da linha N. Nascidos em Namyamg e criados no Nürburging, os 2 modelos da divisão N (Hyundai i30 Hatchback N e Veloster N) da Hyundai têm recebido críticas muito positivas.

Aqui na Razão Automóvel também ficamos rendidos aos modelos da divisão N da Hyundai. Se ainda não viste, tens de ver o vídeo do Guilherme Costa ao volante do Hyundai i30 N hatchback.

Como tal, quando a Hyundai nos convidou para testar o novo Hyundai i30 N Fastback, o terceiro modelo da gama N, em estrada e circuito, não podíamos ter recusado.

O que é?

O Hyundai i30 N Fastback é o primeiro coupé de 5 portas da Hyundai e uma proposta única no segmento C. A este novo modelo cabe a tarefa de expandir os horizontes da divisão desportiva da Hyundai, o que depois do sucesso do Hyundai i30 N de cinco portas não será difícil (A Hyundai já recebeu 2000 pedidos de encomenda para este novo modelo).

O Hyundai i30 N Fastback é 120 mm mais longo e 21 mm mais baixo do que o hatchback. O coeficiente aerodinâmico fica nos 0,297 Cd, ao passo que no hatchback este valor é de 0,320 Cd.

Clica na galeria abaixo e vê os detalhes deste modelo.

O Hyundai i30 N foi desenvolvido com um único objetivo: proporcionar o máximo prazer de condução aos nossos clientes através de um modelo de alta performance acessível.

Albert Biermann, Responsável de Pesquisa e Desenvolvimento Hyundai

Os números

Debaixo do capot o Hyundai i30 N Fastback tem um motor de 2.0 litros turbo com 4 cilindros, que pode ter 250 ou 275 cavalos. Em ambas as versões temos 353 Nm de binário, e com a função overboost podemos, durante alguns segundos, ter até 378 Nm.

Sabias que?
A letra N desta gama da Hyundai tem três significados. Representa, em primeiro lugar, o centro global de investigação e desenvolvimento da Hyundai no distrito de Namyang, na Coreia do Sul. Em segundo lugar é também alusivo a Nürburgring, onde está sediado o centro de testes da divisão N. Em terceiro lugar, o “N” simboliza uma chicane.

O sprint dos 0-100 km/ faz-se em 6,1 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, isto para a versão mais potente da gama equipada com o pack performance.

Apesar de estar apenas disponível com caixa manual de 6 velocidades, o Hyundai i30 N Fastback consegue simular um launch control, um sistema ao qual a Hyundai chama de “Sistema de arranque assistido”. Como funciona? Com o controlo eletrónico de estabilidade desligado e com a embraiagem desengatada, a primeira velocidade pode ser engrenada ao libertar o pedal de embraiagem num intervalo de 5 segundos depois de acelerar a fundo.

A bagageira tem 450 litros de capacidade, mais 55 litros do que no hatchback. É um ponto a favor para aqueles que procuram um melhor compromisso de espaço.

Desenvolvidos no Inferno Verde

Cada modelo testado no Nürburgring pela Hyundai N passa por um período extenso de provas de durabilidade. Os automóveis testados fazem entre 420 a 480 voltas ao traçado do Circuito de GP de Nürburgring, em apenas 4 semanas e independentemente das condições meteorológicas. Os quilómetros percorridos podem ir até aos 180 mil, em condições muito duras, o equivalente ao ciclo médio de vida de um veículo.

Aço feito em casa
A Hyundai produz o seu próprio aço e o Hyundai i30 N Fastback conta com 51% de aço de elevada resistência produzido pela Hyundai.

Tal como no hatchback, o sistema de infotainment conta com um menu especifico N, onde está disponível informação de telemetria, cronómetro e onde podemos parametrizar individualmente o carro e criar um modo de condução adaptado ao nosso gosto pessoal.

Hyundai Smartsense

Para além da performance, a segurança não ficou esquecida. O Hyundai i30 N Fastback está equipado com as mais recentes tecnologias de segurança da gama i30. Como tal, contamos com sistemas como Travagem Autónoma de Emergência, Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem e Alerta de Fadiga do Condutor.

Hyundai i30 Fastback N Performance-1-2
© Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Produzido na Europa

O Hyundai i30 N Fastback será produzido na fábrica da marca sul-coreana em Nošovice, na República Checa. Esta fábrica foi inaugurada em 2008 e tem capacidade para produzir 350 mil carros por ano, está dotada de uma pista de testes com 3,3 km onde são testados todos os veículos produzidos.

O Hyundai i30 N Fastback chega a Portugal em março de 2019, com um preço de 42.000 euros de acesso à gama e 45.500 euros para a versão com 275 cv e pack performance.

Hyundai i30 Fastback N. Albert Biermann, terceiro ato.

Primeiras impressões

7/10
O Hyundai i30 N Fastback é uma proposta mais madura e evoluída do que o hatchback. Apesar do conforto acrescido e propósitos mais familiares, mantém as credenciais dinâmicas que fizeram do hatchback uma boa alternativa aos restantes hot hatches do mercado. Está na altura de subir de nível no que diz respeito a alguns materiais interiores e sistema de infotainment.

Data de comercialização: Março 2019

Prós

  • Suspensão
  • Motor
  • Nota de escape

Contras

  • Alguns materiais
  • Sistema de infotainment tem de melhorar
  • Falta USB e condutas de ar para os bancos traseiros