Notícias Hot… Van? Conhece as únicas Ford Transit Connect RS e ST

Vídeo

Hot… Van? Conhece as únicas Ford Transit Connect RS e ST

Depois dos Hot Hatch e Hot SUV, haverá espaço para as Hot Van? Estas são as únicas Ford Transit Connect RS e Transit Connect ST.

Ford Transit Connect RS

Hot Van?! Carrinhas comerciais desportivas? Não fazem sentido, certo? Elas já são os veículos mais rápidos na estrada — podem estar a conduzir um carro de alta performance e certamente aparecerá uma Van a dar-vos máximos para saírem da frente… 

Bem, a Ford parece ter uma opinião algo diferente e já não é a primeira vez que abordam esta temática — lembram-se das Transit Supervan, com motor de Fórmula 1? Desta vez, temos de admitir, foram mais modestos ao terem como ponto de partida a Ford Transit Connect, a mais pequena das Transit, para criar uma carrinha comercial de elevadas performances.

Como devem imaginar, são protótipos e vocês nunca poderão chegar a um stand da Ford e comprar uma, mas não deixa de ser curioso ter sido a própria Ford a criar estas duas vitaminadas carrinhas de trabalho.

O resultado são duas carrinhas de trabalho bem rápidas, intrigantes e, temos que admitir, não deixam de ter um forte apelo — muita performance em “embalagens estranhas” têm o seu quê de atração.

Transit Connect RS

Do casamento entre uma Ford Transit Connect de primeira geração e o primeiro Ford Focus RS resultou esta insuspeita Transit Connect RS. Do Focus RS recebe o mesmo motor, o 2.0 l turbo de 215 cv e 310 Nm; a mesma caixa manual de cinco velocidades; os travões e a suspensão dianteira.

Ford Transit Connect RS

De acordo com Alex Goy, da Carfection, que teve oportunidade de conduzir esta “criatura”, o facto de herdar tanto do Focus RS, faz com que se comporte de forma muito similar a este — torque steer para dar e vender…

A Transit Connect RS é, efetivamente, um hot hatch com uma bagageira gigante. Por fora, percebemos que não é uma Transit Connect qualquer, ao vir equipada com as mesmas jantes do Focus RS e a carroçaria vem adornada com umas clássicas racing stripes — as listas azuis que percorrem toda a carroçaria ao longo do seu eixo longitudinal.

Ford Transit Connect RS

Traz ainda uma roll cage, bancos desportivos da Recaro, dois pneus de reserva, colocados sobre o piso da bagageira e… uns revestimentos interiores aveludados.

EXCLUSIVO: Duas gerações Ford Focus RS em confronto

Transit Connect ST

A Transit Connect RS não foi a única construída pela Ford. Agora na sua segunda geração, a marca da oval não perdeu oportunidade de voltar a apimentar a sua mais pequena carrinha comercial.

Ford Transit Connect ST

Desta vez, recorreu ao hardware do último Focus ST (3ª geração), originando a … Transit Connect ST. Isto significa que por baixo do capot encontramos o mesmo 2.0 l turbo com generosos 250 cv.

RELACIONADO: Novos rumores colocam motor do Focus RS no futuro Ford Focus ST

Mais potência, logicamente deveria ser mais rápida — pelo menos é a percepção com que Alex Goy ficou. Ainda de acordo com Alex, a Transit Connect ST caracteriza-se por ser muito mais refinada que a Transit Connect RS. A entrega de potência é muito mais suave e até é mais divertida de conduzir.

Ford Transit Connect ST

Por fora ainda é mais discreta do que Transit Connect RS, com apenas as jantes do Focus ST a denunciarem que algo não é “normal” nesta Transit Connect.

Fica o registo em vídeo da Carfection sobre estas duas Hot Van, que nunca chegarão a ser realidade.

 

Sabe esta resposta?
Qual o motor que equipa o novo Ford Fiesta ST?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A fundo no Ford Fiesta ST pelas estradas de Monte Carlo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A fundo no Ford Fiesta ST pelas estradas de Monte Carlo