Notícias Morreu o dono do Volvo com cerca de 5 milhões de quilómetros

Óbito

Morreu o dono do Volvo com cerca de 5 milhões de quilómetros

Faleceu Irv Gordon, aos 77 anos, o conhecido e único dono do Volvo P1800 que percorreu cerca de 5 milhões de quilómetros, um recorde ainda hoje imbatível.

Volvo P1800

Provavelmente já conhecias a história de Irv Gordon, um professor norte-americano que percorreu cerca de 5 milhões de quilómetros com o seu Volvo P1800. Hoje a notícia que te trazemos é daquelas que preferíamos não ter de dar: Irv Gordon, um petrolhead de alma e coração, faleceu aos 77 anos de idade. A notícia foi confirmada por uma página de fãs do globetrotter, que citou um post de Facebook da filha de Irv Gordon.

Irv tornou-se famoso a fazer uma coisa que todos nós adoramos: conduzir. O simples facto de ter acumulado quilómetros atrás de quilómetros no seu Volvo assegurou-lhe fama, um lugar nos Guinness World Records e, mais importante do que tudo o resto, horas e horas de prazer de condução.

Irv comprou o seu Volvo P1800 novo em junho de 1966. Na altura o objetivo era apenas ter um carro fiável uma vez que os seus dois carros anteriores (dois Chevrolet Corvair) lhe tinham dado problemas e Irv precisava de um carro que lhe permitisse cumprir o percurso casa-trabalho-casa (cerca de 200 km diários) sem avarias nem dores de cabeça.

RELACIONADO: Este é o carro com mais quilómetros do mundo
Volvo P1800

E os quilómetros foram-se acumulando

Depois de ter comprado o Volvo Irv nunca mais parou de andar com ele. Quando alcançou os cerca de 400 mil quilómetros sem ter feito nenhuma grande reparação (apenas a manutenção normal) escreveu à Volvo, que lhe deu os parabéns. Quando cumpriu cerca de 1 milhão e 600 mil quilómetros (um milhão de milhas) a Volvo deu-lhe um 780 Coupe, que conduziu até aos 725 mil quilómetros e vendeu.

Entretanto os quilómetros no P1800 foram-se acumulando e Irv alcançou o recorde do Guiness ao chegar aos 2 milhões e 720 mil quilómetros percorridos. Cerca de um milhão de quilómetros depois Irv decidiu mandar reconstruir o motor (mesmo sem ser necessário). Em 2002 o P1800 alcançou os 3 milhões e 200 mil quilómetros e a Volvo deu-lhe outro carro, desta vez um C70.

"Vou conduzir este carro até não restar mais nada de mim — nessa altura o carro ainda deverá andar por aí. Ele está em melhor forma que eu."

Irv Gordon
VÊ TAMBÉM: História. Os coupés da Volvo que antecederam o Polestar 1

Em 2009 o P1800 precisou de um transplante de motor (o original estava a perder compressão). Pelo caminho ainda teve de receber algum trabalho de chapa, pois num transporte para o SEMA um funcionário menos cuidadoso danificou o viajado Volvo. A última atualização de quilómetros do P1800 foi em maio deste ano quando o Volvo atingiu os cerca de 5 milhões de quilómetros.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volvo 440?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te do Volvo 440? Comemora 30 anos de existência!