Notícias Este é o carro com mais quilómetros do mundo

Recorde

Este é o carro com mais quilómetros do mundo

O que são para vocês "muitos quilómetros"? 200 000 km? 300 000 km? Este Volvo P1800 vai superar todas as vossas expetativas.

Volvo P1800

O carro que registava, em 2012, 4,8 milhões de quilómetros não é nada mais, nada menos, que um Volvo P1800 Coupé que data da década de 60 (1966) e que pertence a Irv Gordon, um professor americano que goza a idade da reforma. Em perspetiva, há quatro anos atrás a dupla teria percorrido o equivalente a dar a volta ao mundo 120 vezes!

Em 2012 Gordon já tinha conquistado, por três anos consecutivos, um lugar no Guinness World Records (antigo Guinness Book of Records) pelo número imbatível de quilómetros que o seu Volvo P1800 debitava no painel. Assusta-nos pensar que se os dois ainda estiverem “de boa saúde”, o número será ainda mais astronómico…

Segundo o proprietário, a única avaria dita “grave” que teve com o seu Volvo P1800 foi há cerca de 20 anos atrás, quando o mesmo acusava 132 000 km no mostrador. Ao volante do seu bourdeaux sueco, Gordon gastou a maioria dos (incontáveis) pneus a percorrer o asfalto dos Estados Unidos, Canadá e México, tendo visitado terras lusas quando se aventurou pela Europa — Reino Unido, Suécia, Dinamarca, Alemanha, França e Holanda.

VÊ TAMBÉM: Aston Martin Lagonda Shooting Brake, só para colecionadores

A filosofia do professor americano é bastante distinta: ele não quer ficar milionário para poder viajar. No máximo ele viaja para ser milionário. Resumindo: o único valor que aceita pela venda do seu Volvo P1800 equivale a 1 dólar americano (0,9073 €) por cada quilómetro percorrido.

O curioso aqui é que quando o assunto foi notícia, Ivr Gordon tinha 70 anos, o seu fiel companheiro já acusava os ditos 4 800 000 km e não existiam potenciais adversários para ocuparem o seu lugar no Guinness World Records. Em 2013  o cenário manteve-se, mas desde então que o assunto foi descontinuado. Aceitam-se apostas: conhecem algum outro carro com mais quilometragem?

RELACIONADO: História. Os coupés da Volvo que antecederam o Polestar 1