Notícias Este “Porsche 968” conquistou o World Time Attack Challenge em Sidney

Insólito

Este “Porsche 968” conquistou o World Time Attack Challenge em Sidney

O grande vencedor do World Time Attack Challenge foi um Porsche 968. Sim, leste bem, um 968, mas olhando para ele, pouco ou nada parece um.

Porsche 968 World Time Attack Challenge

Lembras-te de te termos falado sobre um Arteon, ou ART3on,  feito pelos estagiários da Volkswagen para o World Time Attack Challenge em Sidney? Hoje trazemos-te outro projeto para o mesmo evento realizado na Austrália, que acabou por ser o grande vencedor, um Porsche 968.

Este Porsche 968 correu na categoria de topo do World Time Attack Challenge, a Pro. Nesta são permitidas várias alterações ao nível da suspensão, motor e da aerodinâmica e foi graças a estas que a equipa do Porsche conseguiu transformar um 968 num “monstro” de pista — como dá para ver, as alterações permitidas são profundas…

Com uma pintura a fazer lembrar as cores da Martini Racing e mais de 800 cv o Porsche 968 estabeleceu-se como o carro de turismo mais rápido no circuito usado para o evento australiano, o Sydney Motorsports Park, um circuito com 11 curvas distribuídas em 3,93 km.

VÊ TAMBÉM: Ouve o roncar do Porsche 935 neste vídeo
Porsche 968 World Time Attack Challenge

De Porsche 968 só tem o nome…

O 968 que venceu o World Time Attack Challenge de Porsche quase só tem o nome e as proporções básicas, pois quase tudo o resto foi alvo de melhoramentos e profundas alterações, a começar pelo motor. O quatro cilindros de série, com 3.0 l, foi profundamente alterado, apenas mantendo a cambota de origem — por força dos regulamentos —, um trabalho efetuado pela Elmer Racing.

O motor conta ainda com um turbo BorgWarner e uma centralina específica, com a transmissão a ser do tipo transaxle — onde caixa e diferencial são uma unidade só —, e a caixa tem seis velocidades.

Os 800 e tal cavalos debitados foram uma aposta conservadora, já que têm em sua posse uma variante deste motor, com 4,0 l, e componentes “esculpidos” diretamente de blocos de alumínio, capaz de debitar 1500 cv de potência.

Por fim, a aerodinâmica foi a grande aposta da equipa, que até contou com a ajuda de um antigo engenheiro de F1. Assim, o 968 usado no evento australiano conta com uma enorme asa dianteira e uma barbatana produzidas em fibra de carbono. Para além dos apêndices aerodinâmicos também a secção frontal e os guarda lamas recorrem a fibra de carbono.

O tempo de 1min19,825s ficou a poucas décimas do recorde oficial do circuito (1min19,1s), estabelecido pelo piloto do Fórmula 1 Nico Hülkenberg, quando corria nos monolugares da fórmula A1 Grand Prix, em 2007. Só para se ter uma ideia da performance deste 968, o segundo classificado ficou a… 10 segundos de distância(!).

Fotos: World Time Attack Sidney

Sabe esta resposta?
Em qual destes mercados será vendido o Skoda Kodiaq GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Kodiaq GT que não vais poder comprar
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Kodiaq GT que não vais poder comprar