Notícias CUPRA e-Racer consome 200 kg… de gelo seco por dia

Arranque a Frio

CUPRA e-Racer consome 200 kg… de gelo seco por dia

Continua o desenvolvimento do CUPRA e-Racer, um carro de competição elétrico para o futuro campeonato de turismos E-TCR. E traz desafios inéditos aos engenheiros…

CUPRA e-Racer Concept 2018 Ver vídeo

Ficou infame o pequeno teste de Tiff Needell ao futuro Tesla Model S de competição, que apenas resistiu uma volta e meia no circuito de Barcelona num belo dia de verão. A razão para tão curta resistência? Sobreaquecimento das baterias!

A gestão térmica das baterias, pelo que constatamos,  está a tornar-se no principal busílis desta nova geração de devoradores de circuitos. O CUPRA e-Racer não é diferente.

O conjunto de baterias de 65 kWh do CUPRA e-Racer pesam 450 kg e em ritmo de corrida, é garantido que vão aquecer, pelo que um um indicador alerta o piloto para quando a situação “está a ficar em brasa”, obrigando o regresso às boxes. E é nas boxes que encontramos uma solução atípica para arrefecer as baterias: gelo seco!

Ao recorrer a gelo seco, a CUPRA refere (no vídeo) que basta 20 minutos para arrefecer as baterias. Quanto gelo seco é preciso? De forma impressionante, até 200 kg por dia! Parece absurdo? Talvez…

Mas o que a competição já nos ensinou no passado é que continua a ser o melhor palco para testar os limites de uma nova tecnologia, evoluindo-a rapidamente… O gelo seco de hoje poderá ser uma recordação nostálgica amanhã…

LEMBRAS-TE? : Renault apresenta Zoe e-Sport com 462 cv eletrizantes

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual o pico de potência máxima do CUPRA e-Racer?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

CUPRA e-Racer. O TCR de competição 100% elétrico
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

CUPRA e-Racer. O TCR de competição 100% elétrico