Crónicas E se o sucessor do Punto fosse um novo Fiat 127?

Mercado

E se o sucessor do Punto fosse um novo Fiat 127?

Ao fim de 13 anos, foi colocado finalmente um «Punto» final na carreira comercial deste modelo. Sem sucessor à vista, como seria se a marca italiana repetisse a fórmula do Fiat 500 e 124 Spider recuperando o 127?

O Fiat 500 tem sido um verdadeiro caso de sucesso. Um sucesso tão grande que do 500 original já derivaram outros modelos: 500X, 500L, 500C e 500 Abarth.

Um sucesso que a Fiat não conseguiu repetir na última geração do Fiat Punto. A crise financeira mundial (que rebentou em 2008) e a pouca rentabilidade do segmento na Europa (volumes elevados, mas margens reduzidas), impeliram Sergio Marchionne, ex-CEO da FCA, a adiar o sucessor e, por fim, a decidir não o substituir de todo — pelas razões de rentabilidade mencionadas.

Na altura, foi uma decisão polémica e também histórica, por retirar a Fiat de um segmento de mercado que representou, durante grande parte da sua existência, a essência da marca, a sua principal fonte de receita e também os seus maiores sucessos. Lê o nosso especial sobre o fim do Fiat Punto.

E se a resposta fosse um Fiat 127 moderno?

Mike Manley, o recém-apontado CEO do grupo FCA, é o único que pode reverter a decisão de Marchionne. Se o fará, teremos de esperar para ver.

Fiat 127
Adicionem-lhe cinco portas e poderia muito bem ser um sucessor do Fiat Punto. Uma fórmula que a Fiat já utilizou no 500 e 124 Spider.

Se o plano apresentado em junho passado seguir inalterado, conheceremos novas gerações do Fiat Panda e Fiat 500 até ao final da década. Está confirmado que o Fiat 500 terá uma nova derivação, o 500 Giardiniera — a carrinha do Fiat 500, em alusão à Giardiniera original, da década de 60.

Fiat 127
Interior retro, mas com todas as comodidades do séc. XXI.

A hipótese mais provável é que o 500 Giardiniera venha a representar o regresso da Fiat ao segmento B. Isto, caso a 500 Giardiniera siga o exemplo da Mini, em que o Clubman é bastante maior e pertence a um segmento acima do Mini de três portas.

Ainda assim, após verem estas imagens do Fiat 127 moderno, não ficaram com vontade de ver um o Fiat 127 nas estradas?

Seria o regresso de um dos ícones da marca. A mesma fórmula do 500 e do 124 Spider, agora aplicada ao Fiat 127.

Uma coisa é certa, este render teve um impacto tão grande que até Lapo Elkann, herdeiro de Gianni Agnelli (ex-CEO do Grupo Fiat e um dos donos do império da marca), publicou uma mensagem no seu Facebook a dar os parabéns a David Obendorfer, autor destes concepts.

Fiat 127