Notícias Família de Steve McQueen processa Ferrari. Porquê?

Justiça

Família de Steve McQueen processa Ferrari. Porquê?

Falecido há quase 40 anos, a família de Steve McQueen acaba de processar a Ferrari, por uso não-autorizado do nome do autor… numa pintura!

Ferrari Califórnia T McQueen 2016

A decisão dos herdeiros do ator norte-americano surge na sequência de um pedido feito pela Ferrari, ainda em 2016, à sua divisão de personalização Tailor Made, com vista às comemorações do 70.º aniversário da marca de Maranello.

Na altura, a Ferrari terá desafiado o seu departamento para que criasse “70 acabamentos inspirados nos modelos mais icónicos da história da marca”, aos quais foram dados nomes de personalidades que, de uma forma ou outra, estão relacionados com a marca.

Destes acabamentos, dados a conhecer no Salão de Paris de 2016, faziam parte designações como “The Stirling”, aplicado num F12 Berlinetta, ou “The Schumacher”, pintura aplicada num 488 GTB, além de um “The Steve McQueen”, acabamento em castanho aplicado num California T. Solução que a marca italiana apresentou como um tributo ao ator de Bullit, que chegou a possuir um Ferrari, também castanho.

Ferrari Califórnia T McQueen 2016
O Ferrari — e a pintura — da discórdia
RELACIONADO: Pagavas 60 milhões de euros por um Ferrari 250 GTO?

Contudo, quem não ficou muito agradado com a ideia foram os herdeiros do ator americano e, mais concretamente, o seu filho, Chadwick McQueen. O qual, segundo revela a Court House News, decidiu apresentar uma queixa junto do Tribunal Superior de Los Angeles, EUA, contra a Ferrari, por utilização indevida do nome e figura de Steve McQueen.

RELACIONADO: Jon Hunt. O homem que coleciona Ferraris à escala real

Nas alegações, a família de McQueen diz ainda ter-se queixado à marca italiana da utilização não-autorizada do nome e figura do ator, ao que a Ferrari terá respondido com a mudança do nome da pintura, para “The Actor”. Embora tenha continuado, segundo o mesmo documento, a afirmar no material de promoção do carro, que Steve possuiu um Ferrari 250 GT Berlinetta.

Ferrari California T McQueen 2016
Edição comemorativa dos 70 anos da Ferrari, a decoração Steve McQueen foi apresentada como um tributo ao ator

Na sua ação, os descendentes de Steve McQueen exigem uma indemnização de cerca de 1,7 milhões de euros, por violação de marca registada e danos punitivos. Algo que caberá agora ao tribunal decidir.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Sabe esta resposta?
Em que circuito obteve o Honda Civic Type-R o último recorde de volta mais rápida, para o Challenge 2018?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Honda Civic Type R. O papa-recordes comeu mais um!
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Honda Civic Type R. O papa-recordes comeu mais um!