Notícias Volkswagen multada em mil milhões de euros. Porquê?

Alemanha

Volkswagen multada em mil milhões de euros. Porquê?

Continua o calvário da Volkswagen. Desta feita, imposto pelas autoridades alemãs, que acabam de multar o construtor em mil milhões de euros.

Volkswagen emblemas 2018

Depois de já ter sido obrigada a pagar, na sequência de um acordo alcançado com as autoridades americanas, 4,3 mil milhões de dólares (3,67 milhões de euros) de multas nos EUA, devido à instalação de dispositivos ilegais de controlo de emissões nos seus carros, a Volkswagen sofre, assim, nova penalização.

Imposta, desta feita e segundo avança a agência noticiosa Reuters, pelas autoridades judiciais alemãs, as quais acusam o construtor de deficiências organizacionais que levaram à instalação de “funções de software inaceitáveis”, em 10,7 milhões de carros, entre 2007 e 2015.

Após exaustiva análise, a Volkswagen AG decidiu aceitar a multa e não recorrer da sentença. Sendo que, com esta decisão, a Volkswagen AG admite a sua responsabilidade na crise do Diesel, além de considerar esta medida mais um importante passo no ultrapassar da situação

Comunicado Volkswagen AG

Ofensiva judicial continua

No entanto, as coisas prometem não ficar por aqui, uma vez que a Justiça alemã deu início, já esta semana, a um novo processo de investigações, desta feita, à marca premium do grupo, Audi, e a vários dos seus responsáveis, entre os quais, o seu presidente-executivo, Rupert Stadler.

audi

De referir ainda que a multa agora aplicada à Volkswagen não resulta de qualquer ação judicial movida por consumidores, mas antes de investigações levadas a cabo pela Procuradoria alemã. O que significa que queixas de consumidores poderão ainda surgir.

Entretanto, Herbert Diess, novo presidente executivo do Volkswagen AG, assim como o Chairman Hans Dieter Poetsch, estão igualmente a ser investigados pelos mesmos procuradores de Braunschweig, por manipulação do mercado acionista. Sendo que Poetsch está a ser também investigado, enquanto CEO da Porsche, pela Procuradoria de Estugarda, com base nas mesmas acusações.

Ações continuam a subir… ainda sem refletir a multa

Apesar de todos estes contratempos, as ações da Volkswagen fecharam a subir 0,1 por cento, nos 159,78 euros, recorda a Reuters.

Contudo, a multa aplicada esta quarta-feira não estava contemplada nos 25,8 mil milhões de euros de provisões, que o construtor anunciou ter colocado de parte, para fazer face ao escândalo das emissões, afirmam analistas da Evercore ISI.

Em declarações entretanto divulgadas, a Volkswagen veio já informar que a companhia vai ter em breve uma reunião do Conselho de Administração, com o objetivo de debater os últimos desenvolvimentos na crise das emissões, ao mesmo tempo que o diretor financeiro do grupo, Frank Witter, procurará informar os investidores, num encontro agendado para 1 de agosto, não apenas dos reflexos desta multa na situação financeira do construtor, como também dos resultados do segundo quadrimestre.

Sabe esta resposta?
Qual a potência anunciada para o T8 Twin Engine que equipará o futuro Volvo S60 Polestar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo S60 Polestar. As bestas suecas voltaram
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volvo S60 Polestar. As bestas suecas voltaram