Autopédia Kilduff Shifter. Conhecias este sistema?

Transmissão

Kilduff Shifter. Conhecias este sistema?

Americanos a fazer americanices. A Kilduff Shifter foi a solução que os americanos encontraram para terem controlo absoluto das suas transmissões automáticas nas corridas de drag-racing.

kilduff shifter caixa automática

Confesso a minha ignorância. Desconhecia por completo a existência do sistema Kilduff Shifter — ou numa tradução algo grosseira “manipulo Kilduff”.

Na base do Kilduff Shifter está uma transmissão automática com conversor de binário tradicional — leia-se, igual à que encontramos em qualquer carro com este tipo de transmissão. A única diferença está mesmo na forma curiosa como a transmissão é manuseada.

Assiste ao vídeo:

Este sistema Kilduff Shifter é usado nas corridas de drag racing. Vantagem? Permite engrenagens mais rápidas e precisas do que o sistema de alavanca convencional das transmissões automáticas.

Parece uma transmissão Lenco mas não é!

No mundo do drag racing há outro tipo de transmissão, a transmissão Lenco — creio que também é desconhecida do grande público. O modo de operação é semelhante ao Kildoff Shifter mas a transmissão é totalmente distinta. Não é uma transmissão automática tradicional.

Ao contrário das transmissões automáticas, a transmissão Lenco é constituída por várias caixas planetárias independentes, montadas em sequência, cada uma com uma relação diferente. A sua operação é 100% manual.

Transmissão Lenco.
Transmissão Lenco.

Segundo alguns sites americanos, as transmissões Lenco são das melhores soluções para lidar de forma rápida e fiável com o binário massivo dos carros de drag racing mais potentes. America F*ck Yeah!

Sabe esta resposta?
Qual a denominação específica da BMW para os seus SUV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW X5. Nova geração chega em novembro repleta de tecnologia