Eventos

Aventura Dacia. Um fim de semana, 4 serras, 46 Dacia, 120 participantes

As 46 equipas de mais uma Aventura Dacia voltaram a mostrar a fibra e a boa disposição da família Dacia, numa Aventura que teve de tudo um pouco.

A junção de um apelativo e exclusivo programa com uma marca em crescimento em Portugal e com o interesse dos portugueses por atividades em natureza só podia resultar num sucesso sem precedentes. Foi mais uma Aventura Dacia.

A sétima Aventura Dacia 4×2, organizada pela Dacia Portugal e pelo Clube Escape Livre, esteve bem próxima das 50 equipas! No último fim-de-semana, entre Mondim de Basto, Amarante e Lamego, a caravana Dacia viajou, conheceu e venceu todos os desafios do território nortenho com uma satisfação ímpar.

As 46 equipas e 120 participantes vindos de norte a sul do país e da vizinha Espanha registaram novo recorde de inscrições e voltaram a mostrar a fibra e a boa disposição da família Dacia.

Os modelos Duster e Sandero Stepway percorreram, nalguns casos com maiores cuidados e atenção, os corta-fogos, estradões, trilhos em altitude, vales à beira rio e o empedrado das aldeias mais rurais, um leque de percursos que veio enriquecer a experiência de condução dos participantes. Para trás ficou um fim-de-semana que passou pelas serras do Alvão, Cabreira, Marão e Meadas, e que teve percursos em diversos concelhos, não só para conhecer melhor o país, como para tirar partido das potencialidades dos modelos da marca do grupo Renault.

Etapas diversificadas

A etapa noturna na sexta-feira, até ao alto da Senhora da Graça, foi feita sem chuva e com uma paisagem marcada pelas luzes das povoações, embora mesmo lá no alto, durante a visita ao Santuário, o nevoeiro limitasse as vistas.

Sábado também amanheceu com nuvens e temperatura amena e a caravana partiu para a expedição nortenha, passando pelas Minas Fonte Figueira até chegar, já com sol, para a visita à igreja de S. Gonçalo em Amarante.

Mas foi já depois de almoço e após a passagem no centro de interpretação do Castelo de Arnóia, que os mais ousados quiseram sentir a adrenalina promovida pela passagem nos troços do Rali de Portugal, incluindo o salto de Lameirinha. A visita à pacata aldeia de Agra e os serviços de SPA do Agua Hotels de Mondim de Basto repuseram a tranquilidade deste dia.

No domingo os trilhos mais enlameados obrigaram a novos cuidados mas proporcionaram novas emoções até à cascata de Fisgas do Ermelo. A caminho da travessia da Serra do Marão a chuva intensa e o nevoeiro limitaram a observação da beleza da paisagem. Já do outro lado do Douro, na Serra das Meadas, o sol apareceu de novo e permitiu uma despedida em grande da sempre bem-humorada e aventureira família Dacia.

Foi mais um passeio extraordinário onde saíram evidenciadas todas as capacidades dos Dacia, numa altura em que a nova geração Duster vai iniciar a sua comercialização em Portugal

Ricardo Oliveira, Diretor de Comunicação e Imagem Renault Portugal

Convidado especial

Para se dar a conhecer em primeira mão, o novo Dacia Duster esteve presente nesta Aventura Dacia, permitindo até a alguns concorrentes percorrerem alguns dos trilhos de sexta e sábado ao volante da nova geração do SUV da Dacia, que iniciará a comercialização em Portugal ainda durante este mês de junho.

VÊ AQUI: Já conduzimos o novo Dacia Duster. Vale a pena esperar?

Os participantes puderam comprovar as mais-valias e evoluções da nova geração nas versões 4×2 do motor 1.2 TCE de 125 cv e 1.5 dCi de 110 cv.

Razão Automóvel presente

Mais uma vez a Razão Automóvel esteve presente e confirmou a boa organização do Clube Escape Livre. Nem o mau tempo que se fez sentir na saída para a etapa de domingo e durante a travessia do Marão desorganizou a caravana que cumpriu o programa escrupulosamente definido e preparado para mais uma Aventura Dacia.

O nosso parceiro foi o Dacia Sandero Stepway, e que apesar do pequeno e pouco potente motor, conseguiu ultrapassar todos os obstáculos. Naturalmente, no percurso preparado para os modelos 4×2, já que os restantes 4×4 encontraram algumas zonas mais atribuladas e desafiantes, para poderem tirar partido das potencialidades acrescidas das versões de tração integral do Dacia Duster.

Entretanto, a oitava Aventura Dacia já está garantida e levará os aventureiros e membros da família Dacia até ao Alentejo.

Mais artigos em Notícias