Notícias Porque é que alguns descapotáveis se chamam Spider?

Arranque a Frio

Porque é que alguns descapotáveis se chamam Spider?

Spider, ou Spyder, é um termo que encontramos em vários carros descapotáveis de dois lugares. Traduzindo o termo para português, ainda soa mais estranho, pois Spider é o mesmo que aranha. Como é que este tipo de automóveis passaram a chamar-se de… aranhas?

Alfa Romeo Spider Ver vídeo

A maioria dos termos que ajudam a identificar os vários tipos de automóveis, como Spider, curiosamente, são anteriores ao próprio automóvel — sim, surgiram ainda no tempo das carruagens puxadas a cavalo.

Nessa época, séc. XVIII-XIX, um dos vários tipos de carruagens chamava-se Phaeton — sim, o mesmo nome do topo de gama da Volkswagen, mas com significado totalmente distinto. Tratava-se de uma carruagem aberta, puxada por um ou dois cavalos, leve, com nenhuma proteção permanente contra os elementos, e com umas rodas de dimensões bastante grandes.

Um dos sub-tipos da Phaeton, a Phaeton Spider, tinha ainda uma carroçaria mais pequena, mas mantinha as rodas de grandes dimensões, e destacava-se pela sua leveza, rapidez e agilidade. Foram os seus construtores quem lhes deu o nome de Spider, já que a sua morfologia — rodas grandes de múltiplos raios e corpo pequeno — acabava por se assemelhar à de uma aranha.

Com a chegada do automóvel, muitos dos carroçadores passaram a fazer carroçarias para automóveis, e, naturalmente, o mesmo vocabulário acabou por ser aplicado. Assim, para descrever um carro leve, sem capota, com foco na agilidade e performance, o termo Spider encaixava que nem uma luva.

VÊ TAMBÉM: Abarth 124 Spider: o escorpião ataca em Genebra

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O 1.8 do Renault Mégane RS debita quantos cavalos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ao volante do novo Renault Mégane R.S. no Circuito do Estoril