Leilão

Sotheby’s leiloa V8 do Ferrari 458 Italia. Sim, só o motor

Dizer que um Ferrari vai a leilão, já não será propriamente notícia. Agora, quando se trata, não do carro, mas do motor de um Ferrari 458 Itália, o caso muda de figura. E, ainda por cima, com zero quilómetros!

Embora também conhecida por fornecer motores a outras marcas do antigo grupo FIAT, como a Alfa Romeo ou a Maserati, a verdade é que, motores Ferrari, não são coisa que abunde por aí; muito pelo contrário, praticamente só aparecem com o restante automóvel acoplado!

No entanto, desta feita, o caso muda (muito!) de figura, com a leiloeira RM Sotheby’s a anunciar que vai levar a leilão, não um Ferrari 458 Italia, mas o motor utilizado neste modelo — um V8 4.5 litros naturalmente aspirado, com 570 cv de potência e 540 Nm de binário.

Para tornar a coisa ainda mais interessante, há que referir que o bloco em questão nunca foi utilizado, ou seja, está num estado totalmente novo. Porquê? Porque trata-se de uma unidade construída com o propósito único e simples de ser exposta.

O Ferrari 458 Italia foi um dos últimos modelos a disfrutar do V8 4.5 naturalmente aspirado

E se estás já a pensar que, afinal, a montanha pariu um rato, e que o motor em questão não passa de uma maquete ou brinquedo, enganas-te! Pois, segundo também assegura a Sotheby’s, o propulsor possui todos os componentes e encontra-se totalmente operacional. O que leva a crer que, quem quer que o compre, poderá tirá-lo do expositor e instalá-lo… naquilo que bem entender!

Um dos últimos de uma distinta linhagem

Ainda a favor deste motor, o facto de se tratar de um dos últimos exemplares de uma longa linhagem de V8 naturalmente aspirados — surgiria ainda o mais especial V8 do 458… Speciale. A chegada do 488 GTB significou o fim do V8 naturalmente aspirado na Ferrari, estreando novo bloco à mesma com oito cilindros em V, mas agora com um par de turbocompressores.

Motor V8 Ferrari 458 Italia
Este portentoso V8 Ferrari pode ser teu — que tal?

Com 4.5 litros de capacidade, o V8 em questão conta com injecção direta, quatro válvulas por cilindro — 32 válvulas no total —, comando de válvulas variável e dupla árvore de cames. Soluções que, entre outros argumentos, lhe permitem anunciar prestações que passam pelos 325 km/h de velocidade máxima, assim como por acelerações dos 0 aos 100 km/h em não mais que 3,4 segundos; isto, claro está, desde que a carroçaria em que for montado, seja um Ferrari 458 Italia…

Leilão acontece dentro de um mês

Se estás já a imaginar tudo aquilo que vais poder fazer com um motor como este, apenas mais dois dados: a leiloeira não avança qualquer valor base de licitação para este V8 e o leilão realiza-se no dia 12 de maio de 2018, no Mónaco.

Motor V8 Ferrari 458 Italia
Totalmente operacional, este motor pode significar o regresso à vida de um 458 Italia que possa ter sido dado como perdido

No entanto, qualquer licitação também poderá ser feita através da página oficial da RM Sotheby’s.

Sabes responder a esta?
Qual a potência anunciada pelo V8 5.4 litros do Ford Mach 40?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Ford Mach 40. A impressionante fusão entre um Mustang e um GT(40)

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos