Notícias Sotheby’s leiloa V8 do Ferrari 458 Italia. Sim, só o motor

Leilão

Sotheby’s leiloa V8 do Ferrari 458 Italia. Sim, só o motor

Dizer que um Ferrari vai a leilão, já não será propriamente notícia. Agora, quando se trata, não do carro, mas do motor de um Ferrari 458 Itália, o caso muda de figura. E, ainda por cima, com zero quilómetros!

Motor V8 Ferrari 458 Italia

Embora também conhecida por fornecer motores a outras marcas do antigo grupo FIAT, como a Alfa Romeo ou a Maserati, a verdade é que, motores Ferrari, não são coisa que abunde por aí; muito pelo contrário, praticamente só aparecem com o restante automóvel acoplado!

No entanto, desta feita, o caso muda (muito!) de figura, com a leiloeira RM Sotheby’s a anunciar que vai levar a leilão, não um Ferrari 458 Italia, mas o motor utilizado neste modelo — um V8 4.5 litros naturalmente aspirado, com 570 cv de potência e 540 Nm de binário.

Para tornar a coisa ainda mais interessante, há que referir que o bloco em questão nunca foi utilizado, ou seja, está num estado totalmente novo. Porquê? Porque trata-se de uma unidade construída com o propósito único e simples de ser exposta.

O Ferrari 458 Italia foi um dos últimos modelos a disfrutar do V8 4.5 naturalmente aspirado

E se estás já a pensar que, afinal, a montanha pariu um rato, e que o motor em questão não passa de uma maquete ou brinquedo, enganas-te! Pois, segundo também assegura a Sotheby’s, o propulsor possui todos os componentes e encontra-se totalmente operacional. O que leva a crer que, quem quer que o compre, poderá tirá-lo do expositor e instalá-lo… naquilo que bem entender!

Um dos últimos de uma distinta linhagem

Ainda a favor deste motor, o facto de se tratar de um dos últimos exemplares de uma longa linhagem de V8 naturalmente aspirados — surgiria ainda o mais especial V8 do 458… Speciale. A chegada do 488 GTB significou o fim do V8 naturalmente aspirado na Ferrari, estreando novo bloco à mesma com oito cilindros em V, mas agora com um par de turbocompressores.

Motor V8 Ferrari 458 Italia
Este portentoso V8 Ferrari pode ser teu — que tal?

Com 4.5 litros de capacidade, o V8 em questão conta com injecção direta, quatro válvulas por cilindro — 32 válvulas no total —, comando de válvulas variável e dupla árvore de cames. Soluções que, entre outros argumentos, lhe permitem anunciar prestações que passam pelos 325 km/h de velocidade máxima, assim como por acelerações dos 0 aos 100 km/h em não mais que 3,4 segundos; isto, claro está, desde que a carroçaria em que for montado, seja um Ferrari 458 Italia…

Leilão acontece dentro de um mês

Se estás já a imaginar tudo aquilo que vais poder fazer com um motor como este, apenas mais dois dados: a leiloeira não avança qualquer valor base de licitação para este V8 e o leilão realiza-se no dia 12 de maio de 2018, no Mónaco.

Motor V8 Ferrari 458 Italia
Totalmente operacional, este motor pode significar o regresso à vida de um 458 Italia que possa ter sido dado como perdido

No entanto, qualquer licitação também poderá ser feita através da página oficial da RM Sotheby’s.

Sabe esta resposta?
Qual a potência anunciada pelo V8 5.4 litros do Ford Mach 40?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Mach 40. A impressionante fusão entre um Mustang e um GT(40)