Combustíveis

ANTRAM culpa Governo pela escalada nos preços dos combustíveis

Os preços dos combustíveis não param de aumentar. Facto que levou à contestação por parte da ANTRAM, que exige ao Governo medidas que não comprometam o setor do transporte de mercadorias.

A ANTRAM — Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias — contesta a escalada do preço dos combustíveis nos últimos meses. Se na primeira metade de 2017 o preço do combustível baixava dos 1,31 euros/litro em janeiro para 1,23 euros/litro em junho, no segundo semestre os preços começaram a subir, tendência que continua em 2018.

Segundo a ANTRAM, a situação não deverá reverter-se a breve prazo, considerando a carga fiscal atual. O ano de 2018 trouxe novos aumentos, indexados à inflação, “situação que vem confirmar que os combustíveis se assumem, uma vez mais, como o alvo preferencial dos agravamentos fiscais”.

As consequências, previsivelmente, poderão afetar negativamente as tarifas de transporte, caso não haja alterações no contexto atual.

Preço Combustíveis

Medidas exigidas ao Governo

A ANTRAM, além de contestar a escalada do preço dos combustíveis registada nos últimos meses, vê-se também obrigada a exigir ao Governo que “adote medidas que não comprometam, uma vez mais, a viabilidade da atuação do setor que representa”.

A associação refere ainda a vitória conseguida em 2016, promovendo a competitividade nacional, na implementação do dossiê relativo ao gasóleo profissional e ainda da diminuição da carga fiscal em Portugal. Pelo que continuará a reivindicar melhores condições para o setor do transporte de mercadorias.

Esta semana o preço dos combustíveis voltou a subir cerca de 1,5 a 2,0 cêntimos, tanto para a gasolina como para o gasóleo, motivados pelo aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais.

Sabes responder a esta?
Qual a marca do Grupo Volkswagen que vai liderar o desenvolvimento tecnológico em GNC?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

SEAT vai liderar ofensiva GNC no grupo Volkswagen

Mais artigos em Notícias