Notícias Este é o novo Volkswagen Touareg. Revolução total (por dentro e por fora)

Revelado

Este é o novo Volkswagen Touareg. Revolução total (por dentro e por fora)

Acaba de ser apresentada na China a 3ª geração do Volkswagen Touareg. Um modelo que, mais do que nunca, será o porta-estandarte da marca de Wolfsburg. Conhece os primeiros detalhes deste novo SUV alemão.

Volkswagen Touareg 3.ª geração 2018

Maior, mais eficiente e mais tecnológico que nunca. Este podia ser a carta de apresentação do novo Volkswagen Touareg, um modelo que conhece agora a sua 3ª geração e que já vendeu quase um milhão de unidades desde que foi lançado em 2002.

Em termos estéticos, o destaque vai para as linhas estreadas no Volkswagen Arteon. Nesta 3ª geração o Volkswagen Touareg surge aparentemente mais afastado das credenciais «todo-o-terreno» que marcaram os seus antecessores — apesar da presença de suspensões pneumáticas adaptativas — devendo assumir uma postura que se prevê mais focada nas prestações em estrada e no conforto.

A frente apresenta faróis com tecnologia Matrix-LED que a Volkswagen afirma serem os mais avançados do segmento ao recorrerem a um total de 128 LED (por farol), capazes de “transformar a noite em dia” diz a marca. Na traseira, a nova assinatura luminosa da Volkswagen volta a marcar presença — ainda assim, mantém os «ares de família» da anterior geração do Touareg.

novo volkswagen touareg, 2018
O novo Volkswagen Touareg de traseira.

Plataforma do Audi Q7 e Lamborghini Urus

Mais do que nunca, o Volkswagen Touareg vai assumir o papel de porta-estandarte da marca alemã — um papel que outrora coube, sem sucesso, ao Volkswagen Phaeton. Para tal, a Volkswagen recorreu ao que de melhor tem no seu banco de componentes ao nível de plataformas, e equipou o novo Volkswagen Touareg com a plataforma MLB.

novo volkswagen touareg, 2018
É a mesma plataforma que encontramos em modelos como o Audi Q7, Porsche Cayenne, Lamborghini Urus, Bentley Bentayga (apenas para mencionar os modelos SUV).

Graças ao recurso a esta plataforma, a Volkswagen anuncia uma redução de peso de 106 Kg, graças ao recurso intensivo a alumínio (48%) e aço de elevada rigidez (52%) na construção da plataforma MLB. Com esta plataforma chega também um eixo traseiro direcional, suspensões pneumáticas adaptativas e… jantes que podem chegar às 21″.

novo volkswagen touareg, 2018
Imagem do sistema de suspensões pneumáticas e eixo traseiro direcional.

Interior hi-tech

Se taparmos os logotipos da Volkswagen, bem que poderíamos julgar que é um modelo Audi que temos diante os nossos olhos. As linhas retilíneas da consola central, que fundem materiais como o plástico, a pele e o alumínio elevam este modelo da Volkswagen para um nível muito próximo daquele que encontramos nos modelos da marca de Ingolstadt.

Vê a galeria de imagens:

Em termos tecnológicos a história repete-se, com a presença de um dominante sistema de infotainment de 15 polegadas. Ao nível dos mostradores, surge, sem surpresa o sistema Active Info Display 100% digital. Os apaixonados pela tecnologia vão ter muito por onde se entreter no novo Volkswagen Touareg.

As versões mais equipadas vão ter bancos ventilados com massagem, ar condicionado com quatro zonas, sistema de som hi-fi com 730 watt de potência e o maior teto panorâmico da história da Volkswagen.

novo volkswagen touareg, 2018

Ampla gama de motores

Para já foram anunciadas três motorizações para o novo Volkswagen Touareg. No mercado europeu o SUV da Volkswagen será lançado com duas versões do motor 3.0 TDI, com 230 cv e 281 cv de potência respectivamente. Na versão a gasolina, vamos contar com um motor 3.0 TSI de 335 cv.

No topo da hierarquia de motores, é expectável que a Volkswagen venha a recorrer ao «super V8 TDI» que conhecemos do Audi SQ7 com 415 cv de potência.

novo volkswagen touareg, 2018

No mercado chinês, o Volkswagen Touareg contará ainda com uma motorização híbrida plug-in — que chegará à Europa numa segunda fase — com uma potência total combinada de 323 cv. O novo Volkswagen Touareg deverá chegar ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2019.

Sabe esta resposta?
Quais foram os modelos Ford RS que a Razão Automóvel testou?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Duas gerações Ford Focus RS em confronto
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Duas gerações Ford Focus RS em confronto