Notícias Jaguar I-Pace. 400 cv e 480 km de autonomia para o primeiro elétrico da Jaguar

Apresentação

Jaguar I-Pace. 400 cv e 480 km de autonomia para o primeiro elétrico da Jaguar

O Jaguar I-Pace é o primeiro automóvel 100% elétrico da Jaguar. Anuncia 480 km de autonomia e bastam 15 minutos de carga para efetuar 100 km.

Jaguar i-Pace

Com o Salão de Genebra a poucos dias de distância, a Jaguar deu, finalmente, a conhecer aquele que é o seu primeiro veículo 100% elétrico, o SUV I-Pace. Proposta que promete, segundo o fabricante, assumir a liderança da revolução nos veículos elétricos, no imediato; é que, embora com apresentação ao público agendada para o salão suíço, o Jaguar I-Pace está já disponível para encomenda, na rede oficial de concessionários da marca em Portugal.

Quanto ao SUV 100% elétrico propriamente dito, a Jaguar apresenta-o como uma proposta “limpa, fácil de utilizar e segura”, com “as prestações de um desportivo, a próxima geração de Inteligência Artificial (AI) e espaço para cinco passageiros”.

Jaguar I-Pace com bateria de 90 kWh e 480 km de autonomia

Começando pela vertente elétrica, o Jaguar I-Pace anuncia um sistema de propulsão zero emissões suportado por uma bateria de iões de lítio de última geração de 90 kWh, composta por 432 células, com a qual consegue garantir uma autonomia de 480 km, no ciclo WLTP. O proprietário do veículo poderá recarregar num carregador rápido de corrente contínua (DC) de 100 kW, até 80%, em não mais que 40 minutos. Ou então, em casa, utilizando um carregador de parede de corrente alternada de 7 kW, o que demora, para o mesmo nível de carga, pouco mais de dez horas. Ideal, portanto, para um carregamento noturno.

Jaguar I-Pace
Jaguar I-Pace

Neste capítulo, destaque ainda para o facto do I-Pace possuir um conjunto de tecnologias de optimização inteligente de autonomia, do qual faz parte um sistema de pré-condicionamento da bateria. Dito de outra forma, quando é ligado à corrente, o I-Pace ajustará automaticamente a temperatura da bateria, para proporcionar a máxima autonomia.

Dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8 s

Já no que à performance diz respeito, os dois motores elétricos, um por eixo, totaliza 400 cv e 696 Nm, são conjugados com uma transmissão concêntrica, proporcionando tração permanente às quatro rodas, permitem que o I-Pace possa acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 4,8 segundos.

RELACIONADO: Jaguar I-Pace. O SUV elétrico inspirado na Fórmula E

A base dedicada para veículos elétricos é nova, em alumínio, com as baterias posicionadas ao centro e entre os dois eixos, a garantir uma distribuição perfeita de pesos de 50:50 e um centro de gravidade 130 mm inferior ao F-Pace. A suspensão é composta por triângulos duplos sobrepostos e uma configuração multilink no eixo traseiro, podendo ser pneumática e com Sistema Dinâmico Adaptativo.

Jaguar I-Pace 2018

Superdesportivo C-X75 serviu de inspiração

Falando do design, o I-Pace assume proporções únicas, com uma frente curta, não escondendo a sua inspiração no superdesportivo Jaguar C-X75, exibindo linhas que lhe garantem um Cde não mais que 0,29. Sendo que, também como forma de otimizar o equilíbrio entre refrigeração e aerodinâmica, as aletas ativas da grelha são abertas nos momentos em que é necessária maior refrigeração.

RELACIONADO: Jaguar I-Pace poderá ser a base de futuros modelos do grupo

Já no interior, uma especial atenção ao requinte e aos detalhes recorrendo a um novo tecido de elevada qualidade, denominado Kvadrat. Devido à sua arquitetura peculiar, sem motor de combustão frontal, o habitáculo caracteriza-se por uma posição avançada, oferecendo uma habitabilidade comparável ao de um SUV de dimensão superior.

Jaguar I-Pace 2018

Entre as mais-valias, um espaço de 890 mm para pernas nos bancos traseiros, com o passageiro sentado atrás ao meio a beneficiar da inexistência de um túnel de transmissão. A bagageira é capaz de acomodar até 656 litros, podendo atingir os 1453 litros, mediante o rebatimento dos bancos traseiros. Existe, igualmente, um espaço central de armazenamento com 10,5 litros de capacidade.

Amazon Alexa é novidade

No domínio da tecnologia, novidade é a estreia do novo sistema de infoentretenimento Touch Pro Duo, combinação de dois ecrãs táteis, sensores capacitivos e controlos táteis físicos, a que se junta um novo sistema de navegação, capaz de realizar um cálculo da autonomia em função da condução, aconselhando, inclusivamente, o tipo de utilização que devemos fazer do carro, em função da energia existente.

RELACIONADO: Jaguar Land Rover coloca à venda 100 clássicos, mas nenhum é das suas marcas

Por outro lado e como forma de identificar as preferências do condutor e ajustar os parâmetros do I-Pace segundo estas predileções, uma tecnologia de “Configuração Inteligente” e a presença de algoritmos de Inteligência Artificial. Com o apoio ao condutor a vir também da integração do sistema Amazon Alexa, o qual, recorrendo à aplicação InControl Remote da Jaguar, consegue informar o condutor, por exemplo, se o veículo está bem fechado, qual é o nível de bateria ou se existe carga suficiente para chegar ao trabalho.

Jaguar I-Pace 2018

A exemplo do que já fazem outras marcas concorrentes, também a Jaguar introduz com o I-Pace a funcionalidade de atualização (embora apenas quando o veículo está parado) de todo o software via wireless.

Em Portugal

O Jaguar I-Pace já está disponível para encomenda, nas mesmas versões dos “irmãos” com motores de combustão: S, SE e HSE, ao que se junta versão de lançamento First Edition. A Jaguar promete uma solução competitiva, tanto para clientes particulares, como empresariais.

A garantia de bateria é de 8 anos, os intervalos de manutenção a cada 34 000 quilómetros ou dois anos (o que ocorrer primeiro), e os preços começam nos 80 416,69 euros, versão S.

Jaguar I-Pace 2018

Quanto à versão intermédia SE, apresenta valores a partir de 88 548,92 euros, ao passo que o HSE, começa nos 94 749,95 euros. Já a versão First Edition, tem como preço base 105 219,99 euros.

Sabe esta resposta?
Qual foi o modelo vencedor do troféu Carro do Ano 2018?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Ibiza é o vencedor do Carro do Ano 2018 em Portugal