Notícias CUPRA e-Racer. O TCR de competição 100% elétrico

Elétricos

CUPRA e-Racer. O TCR de competição 100% elétrico

Lançada oficialmente a marca, a CUPRA segue de acelerador a fundo! Agora, com um estudo de carro de corridas 100% elétrico, com 408 cv — o CUPRA e-Racer.

CUPRA e-Racer Concept 2018

Depois da variante mais desportiva do Ateca, do CUPRA TCR com especificações de 2018 e dos estudos Arona e Ibiza made by CUPRA a nova marca espanhola de desportivos, que tem por base os modelos SEAT, acaba de agendar mais uma novidade para o Salão de Genebra de 2018 — o CUPRA e-Racer, o seu primeiro carro de turismo de competição 100% elétrico.

CUPRA e-Racer com 408 cv… ou 680 no limite!

Mesmo sem entrar em detalhes muito específicos, Luca de Meo, CEO da SEAT, que anunciou em vídeo, a presença da CUPRA em Genebra, não deixou de revelar que o primeiro carro de turismo de competição da nova marca espanhola consegue garantir uma potência máxima constante de 408 cv. Embora com o sistema elétrico a oferecer igualmente picos momentâneos de potência acrescida de até 680 cv!

CUPRA e-Racer Concept 2018

Este concept, basicamente, replica a fórmula do conhecido Leon TCR de competição, onde o motor de combustão foi substituído por um sistema de propulsão 100% elétrico.

O CUPRA e-Racer segundo apurou a Car Throttle, que teve oportunidade de falar com o responsável técnico pelo protótipo, Xavier Serra, conta com quatro motores elétricos — todos eles colocados no eixo traseiro, dois por roda (!) —, pelo que a tração é apenas traseira. Precisamente o contrário do que acontece no Leon TCR, o qual puxa às rodas da frente.

RELACIONADO: Oficial. O CUPRA Ateca é o primeiro modelo da nova marca espanhola

Mais 300 kg de peso

Comparado com o carro de competição equipado com motor de combustão, o e-Racer ganha mais 300 kg devido às baterias, com o peso a ser distribuído na proporção 40:60, com a maior parte a incidir na traseira. Mais uma vez, o oposto do que acontece no Leon TCR, onde é o eixo dianteiro que suporta 60% do peso.

CUPRA e-Racer Concept 2018

Ainda sobre o sistema propulsor elétrico, o protótipo conta com tecnologia de recuperação de energia, como forma de reabastecimento das baterias de 65 kWh, sendo que o condutor tem, inclusivamente, a possibilidade de escolher a percentagem de energia que o sistema deve recuperar.

Competir é objetivo

A nova disposição da “mecânica”, com os motores colocados atrás, obrigou o CUPRA e-Racer a reformular a suspensão traseira do Leon, onde ao invés de um eixo multilink, encontramos uma suspensão de duplos triângulos sobrepostos, especificamente desenhada para o concept, ao passo que na frente, mantém-se a mesma solução do Leon TCR.

CUPRA e-Racer Concept 2018, pormenor

Finalmente, questionada sobre o futuro deste carro de corridas 100% elétrico, a marca espanhola garantiu que o protótipo continuará em desenvolvimento e testes após o Salão de Genebra. Será que o veremos a competir futuramente, em circuito, nem que seja num troféu monomarca?

CUPRA e-Racer Concept 2018
Sabe esta resposta?
Qual a autonomia anunciada para o novo Jaguar I-Pace?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jaguar I-Pace. 400 cv e 480 km de autonomia para o primeiro elétrico da Jaguar